Usuários do PAI-Serviço denunciam alta em cancelamentos de viagens, em Campinas; Emdec alega demanda acima da capacidade


Segundo a Emdec, de janeiro a março de 2025, foram mais de 38 mil viagens aceitas e 2.813 recusadas, pouco mais de 7% do total. Usuários reclama do funcionamento do PAI-Serviço, transporte para PCDs em Campinas
Usuários do PAI-Serviço reclamam de aumento no número de viagens canceladas pelo programa, em Campinas (SP). O transporte gratuito para pessoas com deficiência e com problemas de mobilidade é oferecido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec) e pela prefeitura da metrópole.
À EPTV, emissora afiliada da TV Globo, utilizadores alegaram que estão tendo problemas para agendar o serviço, e que, frequentemente, têm o agendamento recusado. Imagens também mostram irregularidades nas vans.
Marcos Luiz Martins, coordenador de operação do transporte inclusivo da Emdec, explicou que o número de usuários e solicitações de viagens cresceu acima da capacidade de atendimento do programa. Por isso, a empresa está priorizando solicitações relacionadas à saúde, hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, consultas médicas, fisioterapias.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O serviço conta com 55 vans para atender toda a cidade. Segundo a Emdec, de janeiro a março de 2025, foram mais de 38 mil viagens aceitas e 2.813 recusadas, pouco mais de 7% do total. O percentual de viagens recusadas é pequeno, mas quem faz parte desses 7% se sente prejudicado.
Sérgio Brás teve a perna esquerda amputada devido à covid-19 e ao diabetes. Desde 2021, o motorista depende do transporte especial. Ele costuma agendar o serviço pelo aplicativo da Emdec, mas suas últimas tentativas foram recusadas.
“Quando virou o ano para 2025, ele começou a me negar constantemente. Tem vezes que eu deixo de ir. Tem vezes que eu tenho que me sacrificar e tentar pegar ônibus, que como às vezes o horário que eu tenho que estar em certos lugares é cedo, então às vezes eu madrugo aqui. É desconfortante”, explica Sérgio.
Usuários do PAI-Serviço relatam cancelamentos constantes de viagens, em Campinas; Emdec alega demanda acima da capacidade
Reprodução/EPTV
Véspera da viagem
Maria Benedita Oliveira da Silva tem uma filha de 47 anos diagnosticada com Alzheimer e Síndrome de Down. A paciente usa cadeira de rodas. Três vezes por semana, a pensionista precisa levar a filha para atendimentos de saúde.
A melhor opção de transporte era o PAI-Serviço, mas Maria afirma que a viagem tem sido recusada com frequência.
“Eu já uso esse serviço há uns dois anos, foi muito bom, mas atualmente eu estou tendo de três viagens solicitadas, eu estou tendo no mínimo uma cancelada, sem justificativa. A gente faz o agendamento, tem os dias certos que a gente necessita e eles ficam em análise. E normalmente é na véspera da viagem que acaba aparecendo que foi cancelada a viagem, sem outra justificativa”, relata
Usuários do PAI-Serviço relatam cancelamentos constantes de viagens, em Campinas; Emdec alega demanda acima da capacidade
Reprodução/EPTV
Wagner Jorge Camargo passa por tratamento de câncer de próstata, e já usou o serviço várias vezes para ir ao tratamento de quimioterapia e radioterapia. Recentemente, o vigilante teve uma consulta marcada em dezembro recusada.
“Foi negado em cima da hora, e aí a gente tem que se virar, né? Tem vezes que dá para dirigir, tem vezes que não dá para dirigir, porque a dor é tanta que não dá para dirigir. […] A gente tem que sacrificar e pegar um Uber, alguma coisa”, relata Wagner.
Condições do veículo
Um vídeo gravado por um usuário mostra o cinto de segurança no assento do motorista amarrado sustentado por um nó. O veículo também estava com um pneu careca. Em outro registro, o utilizador mostrava que a van estava suja de barro na parte interna (veja no vídeo acima).
Usuários do PAI-Serviço relatam cancelamentos constantes de viagens, em Campinas; Emdec alega demanda acima da capacidade
Reprodução/EPTV
O que diz a Emdec?
Martins também afirmou que o aplicativo usado para os agendamentos deve passar por uma atualização, e que novos veículos que podem ser incluídos na frota, através da nova licitação, vão melhorar o atendimento.
“Nós reconhecemos que existem alguns carros em mau estado de conservação, e sempre que nós recebemos essas reclamações, esses apontamentos, nós solicitamos às prestadoras de serviços que tirem esse carro de operação, que resolvam esse problema para que o carro volte em operação com segurança sem causar maiores transtornos aos usuários”, explicou
O coordenador também afirmou que a limpeza interna dos veículos acontece toda vez que eles chegam nas garagens. Ele alega que o vídeo gravado pelo usuário deve ter sido feito durante a operação do carro, ou enquanto algum paciente estava embarcando e desembarcando.
Usuários do PAI-Serviço relatam cancelamentos constantes de viagens, em Campinas; Emdec alega demanda acima da capacidade.
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.