
Espaço foi aberto ao público no início da noite desta quinta-feira (10) após ficar fechado por quase dois anos. Novidade é o segundo piso, que terá área gastronômica e galeria de arte. Novo Mercado Municipal de Juiz de Fora foi reinaugurado nesta quinta-feira
Juliana Netto/g1
Foi reaberto ao público, no início da noite desta quinta-feira (10), o novo Mercado Municipal de Juiz de Fora. O espaço foi fechado em meados de 2023 e, desde então, recebia uma ampla reforma.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
A cerimônia de reinauguração reuniu autoridades, como a prefeitura Margarida Salomão, o vice-prefeito Marcelo Detoni, o presidente da Câmara Municipal Zé Márcio Garotinho, além de secretários, artistas, convidados e imprensa.
A grande proposta, segundo a Prefeitura, é fortalecer o comércio local, valorizando a cultura e a gastronomia.
No primeiro piso, ficarão as lojas de hortifrúti, condimentos, laticínios, vinhos, embalagens, peixaria, açougue, entre outros segmentos. No anexo, ficará o Centro de Referência do Artesanato com mais de 20 expositores.
Novo Mercado Municipal de Juiz de Fora
Juliana Netto/g1
A grande novidade é o segundo piso, onde funcionava a Secretaria de Educação, que foi transformado em uma área gastronômica com bares, lanchonetes e restaurantes, além de duas galerias de arte.
Galeria Nivea Bracher, pintora que é uma das grandes referências da cultura juiz-forana e irmã do artista Carlos Bracher
Mercado Cultural AICE – Arte de Inventar Coisas Especiais, que presta homenagem ao rapper Josimar Aparecido Andrade Silva, o MC Aice, de grande destaque na cultura hip-hop local
A ordem de serviço para as obras, assinada em agosto de 2023, previa investimento de R$ 10.633.879,45. Ainda conforme o Executivo, a reinauguração do Mercado Municipal marca o ínicio da para revitalização do Centro Histórico de Juiz de Fora.
⏱ Como será o funcionamento
Bares e restaurantes do Novo Mercado Municipal funcionarão todos os dias, inclusive aos fins de semana e feriados, das 10h às 22h. Já o comércio em geral, funcionará de segunda a sexta, das 8h às 19h, final de semana e feriados, das 8h às 13h.
Novo Mercado Municipal de Juiz de Fora
O Mercado Cultural AICE terá programação de terça a domingo. A programação de lançamento foi disponibilizada no Instagram do Mercado Municipal.
🧱História do local
O Mercado Municipal faz parte do Complexo Mascarenhas, composto também pelo Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e pela Biblioteca Municipal Murilo Mendes, localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Juiz de Fora.
A história do espaço teve início ainda no século XIX, com o lançamento da Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, referência da fase de industrialização mineira da época.
Novo Mercado Municipal de Juiz de Fora
Juliana Netto/g1
No início dos anos de 1980, a empresa encerrou suas atividades, e foi iniciando um processo de tombamento do complexo arquitetônico, que foi totalmente restaurada para abrigar o Centro Cultural e o Mercado Municipal, preservando-se as suas características originais.
Em 1991, a explosão de um reator causou um grande incêndio no imóvel, que levou mais de uma década para ser totalmente recuperado. Após a conclusão dos trabalhos, recebeu por aproximadamente 20 anos o comércio de laticínios, temperos, artesanatos e todos os tipos de produtos. Com a necessidade de novas adequações, foi fechado em 2023 e, desde então, recebia os trabalhos de modernização.
LEIA TAMBÉM
Projeto do Centro Histórico de Juiz de Fora prevê dois novos calçadões, incentivo aos lojistas e valorização do turismo noturno; veja fotos
Ordem para início das obras de reforma do Mercado Municipal é assinada em Juiz de Fora
Apesar das obras, foram preservados os elementos arquitetônicos originais que remetem à história do prédio como Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, destruída em 1991, após um grande incêndio consumir os dois andares do prédio.
Outras inaugurações
Já o Centro de Referência do Artesanato terá espaço para mais de 20 expositores. Já no segundo piso, o público desfrutará da área gastronômica com bares, lanchonetes e restaurantes, além do Mercado Cultura MC AICE e a Galeria Nívea Bracher, que prometem movimentar a cultura da cidade trazendo cinema, música, teatro, espetáculos para crianças e exposições.
Para a inauguração, o público poderá conferir exposições de artistas locais da cidade, conhecer o Mapa Turístico, aproveitar o cantinho “instagrámavel” com a temática do Mercado Municipal e ainda curtir muita música com o grupo Samba dos Amigos. No dia da abertura, todas as lojas do Mercado Municipal funcionarão até às 22h.
Com a reforma, o espaço ganhou nova estrutura com acessibilidade, mais segurança, mais espaços de comercialização
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes