
Após a Polícia Legislativa utilizar gás lacrimogêneo e spray de pimenta durante manifestação indígena em frente ao Congresso Nacional, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) repudiou de forma veemente os atos de violência.
O Congresso, além de aprovar leis inconstitucionais, ataca os povos indígenas e seus próprios deputados. Várias pessoas ficaram feridas ao serem recebidas com bombas de gás de pimenta e efeito moral, no local que deveria ser a casa da democracia.
Entre as pessoas violadas está a deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG), que mostrou desespero ao contestar a ação de policiais.
“Esse episódio escancara o que temos denunciado há muito tempo: a violência do Estado contra os povos originários e o racismo institucional que marca as estruturas de poder deste país”, expressou a parlamentar.
Ver essa foto no Instagram
A APIB ainda comentou sobre um episódio ocorrido durante reunião convocada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), para tratar da organização da marcha. A Articulação disse que um participante não identificado proferiu manifestação de cunho racista e de incitação à violência.
Ouça o áudio
Imagens do momento do socorro feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) também foram divulgadas. Veja:



The post Veja imagens do socorro aos indígenas feridos em Brasília appeared first on Portal Norte.