Rússia pensou ser drone ucraniano e disparou contra seu próprio helicóptero, dizem analistas

Um suposto ataque de drones à região de Moscou terminou em confusão e embaraço para as Forças Armadas da Rússia. Enquanto a emissora estatal RT afirmou que as defesas aéreas interceptaram “drones em formato de helicóptero”, analistas russos de canais de Telegram sugerem que o alvo pode ter sido, na verdade, um helicóptero militar do país atingido por engano pelas próprias tropas. As informações são da revista Newsweek.

O incidente ocorreu durante a noite e foi amplamente documentado em vídeos divulgados por canais populares geridos por analistas militares e jornalistas. As imagens mostram artilharia antiaérea sendo disparada e, segundo relatos de testemunhas, o alvo parecia ser uma aeronave amiga. “É um helicóptero, seu imbecil!”, grita uma voz no vídeo compartilhado pelo canal ASTRA, administrado por jornalistas independentes russos.

Helicóptero russo modelo Mi-8 (Foto: Anna Zvereva/WikiCommons)

O canal AP Wagner também comentou o episódio com ironia: “Na região de Moscou, um helicóptero foi acidentalmente confundido com um drone ucraniano, e armas antiaéreas dispararam contra ele. Eles não conseguiram abatê-lo. Boa sorte!”

Enquanto isso, o canal pró-Kremlin Military Informant endossou a avaliação estatal e afirmou que um drone ucraniano com aparência de helicóptero foi derrubado pelas defesas em Naro-Fominsk, a cerca de 70 quilômetros da capital. “O dispositivo nas imagens lembra um helicóptero por causa de suas luzes de contorno, o que levanta questionamentos”, informou o canal.

A RT sustentou que a Ucrânia usou “drones em formato de helicóptero” pela primeira vez em uma tentativa de ataque noturno contra a região de Moscou. Segundo a agência, esses veículos aéreos não tripulados “evitam a detecção por mais tempo por voarem baixo — mas têm alcance menor”.

Até o momento, nem autoridades russas nem ucranianas se pronunciaram oficialmente sobre o caso. A Newsweek informou que entrou em contato com representantes dos dois países, mas não obteve resposta.

O post Rússia pensou ser drone ucraniano e disparou contra seu próprio helicóptero, dizem analistas apareceu primeiro em A Referência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.