
Fenômeno foi registrado na Praia do Góes, em Guarujá (SP). Ondas gigantes e raras surpreendem surfistas em praia do litoral de SP
Ondas consideradas raras e perigosas surpreenderam quem estava na Praia do Góes, em Guarujá, no litoral de São Paulo. A condição do mar mobilizou surfistas a se aventurarem nas formações incomuns naquela região, que, segundo os praticantes do esporte, foram geradas após dragagem do canal do porto — quando embarcações retiram areia do fundo do mar para aumentar a profundidade e permitir a navegação de navios
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A areia retirada do canal é deslocada para áreas próximas à Praia do Góes, alterando o relevo submarino e formando um banco de areia. Esse processo, aliado ao aumento dos ventos na superfície, intensifica as ondulações, o que resulta em ondas maiores.
O surfista Raphael Bernardelli, empresário do ramo de recreação, foi um dos primeiros a encarar ondas semelhantes na região, entre 2005 e 2006. Ele lembrou que quase perdeu seus pertences na ocasião e alerta para os riscos, que envolvem tanto a força da correnteza quanto o impacto da água.
“É uma onda que me faz chorar e rir ao mesmo tempo. É muita emoção”, disse Bernardelli.
Ondas gigantes foram registradas em Guarujá (SP).
Reprodução/@drone_013
Segundo ele, essas ondas grandes dependem de uma série de condições específicas para se formarem, o que faz com que possam levar anos para se repetir.
“Ela demora muito para acontecer, às vezes não acontece nem num ano, é muito rara. Precisa de uma ondulação muito grande”, prosseguiu.
A formação foi registrada no sábado (5) pelos drones do cinegrafista Luiz Fernando Martins (@drone_013).
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos