
Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana do dia 6 de abril a 12 de abril.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (6)
Picape saiu da pista após trafegar na contramão.
Divulgação/ PRF
Um acidente na BR-316, em Olho d’Água das Cunhãs, a 299,8 km de São Luís, deixou uma pessoa morta e três feridas no sábado (5).
O acidente aconteceu por volta das 10h50 na altura do km 324, próximo ao Povoado Tetéu, quando uma picape, de cor prata e placa de Igarapé-Açu (PA), saiu da pista após trafegar na contramão.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a condutora do veículo, uma mulher de 33 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Os outros ocupantes do veículo, dois adultos de 39 e 43 anos e uma criança de 12 anos, ficaram gravemente feridos.A criança, que ficou presa nas ferragens, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros com ajuda de populares.
Todos os feridos foram encaminhados para atendimento médico. A PRF confirmou que o acidente foi causado pela direção em contramão.
Segunda-feira (7)
Motorista é agredido na cabeça durante assalto a ônibus, em São Luís
Criminosos entraram em um ônibus, na segunda-feira (7), para realizar um assalto na Avenida dos Franceses, no bairro da Alemanha. Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), os suspeitos roubaram pertences dos passageiros e agrediram o motorista na cabeça.
De acordo com as vítimas, pelo menos cinco homens entraram no coletivo, renderam os passageiros e anunciaram o assalto.Ainda segundo a PMMA, durante a ação criminosa, o motorista foi agredido na cabeça com um objeto semelhante a uma arma de fabricação artesanal.
A PMMA informou que está realizando buscas na área para identificar os suspeitos de um assalto no bairro da Alemanha. O Sindicato dos Rodoviários de São Luís também afirmou que o motorista agredido durante a ação criminosa recebeu o tratamento adequado e passa bem.
Terça-feira (8)
Carlos Bruno Xavier Silva, de 25 anos, foi reconhecido pelas vítimas como um dos autores do assalto.
Divulgação/Redes sociais
A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) prendeu, na terça-feira (8), um dos suspeitos de assaltar um ônibus do transporte coletivo, na segunda (7), no bairro da Alemanha, em São Luís.
O suspeito, identificado como Carlos Bruno Xavier Silva, de 25 anos, foi reconhecido pelas vítimas como autor da agressão contra o motorista do coletivo, que foi atingido com uma coronhada na cabeça.
Carlos Bruno foi preso pela Agência de Inteligência (ARI) do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM), na região das palafitas na Rua Formosa, no bairro da Alemanha.
O suspeito foi levado para 8º Distrito Policial, no bairro da Liberdade, para ser autuado em flagrante. E a Polícia Civil do Maranhão segue investigando o caso, para identificar as outras quatro pessoas que participaram o crime.
Essa é a sétima vez que Carlos Bruno Xavier Silva é preso. Ele já tem registro criminal, desde 2020, por tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, porte irregular de arma de fogo e homicídio qualificado.
Quarta-feira (9)
Treinador de handebol é preso suspeito de estuprar alunas no MA
Um treinador de handebol foi preso, na quarta-feira (9), em Santa Inês, na Região do Vale do Pindaré. Joaquim Ribeiro, de 54 anos, é suspeito de praticar o crime de estupro de vulnerável contra suas alunas, incluindo menores de 14 anos de idade.
Segundo a Polícia Civil do Maranhão, o treinador foi alvo de um mandado de prisão preventiva, que é resultado de uma investigação coordenada pela 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, a qual teve como base denúncias de vítimas que estudam em uma instituição de ensino da cidade.
“Duas vítimas compareceram na delegacia e relataram situações de atos libidinosos, de que ele chamava as vítimas para sua casa e lá no quarto ou no fundo da casa cometia vários atos. Ele pedia para as vítimas tirarem a roupa, tirava fotos, fazia vídeos e praticava atos sexuais com as vítimas, menores de 14 anos, que é considerado estupro de vulnerável”, relatou o delegado Alisson Guimarães, da Delegacia Regional de Santa Inês.
Segundo os relatos das vítimas, o investigado, que também é dono de uma associação voltada a modalidade de handebol, se utilizava de sua função como treinador, para atrair as alunas.
“Ele tem uma associação de handebol. Ele é proprietário dessa associação. E, há mais de 30 anos, ele vem trabalhando na região com a formação de times de handebol, que participam de competições, e faz treinamentos. Essa associação não tem sede, então, ele usa a casa dele pra fazer essas reuniões. Ao longo dos últimos anos, ele esteve sempre vinculado a alguma escola. Porque as escolas ou contratam, seja escola pública, seja escola privada, ou então, ele consegue contratos com as prefeituras, e trabalha pra essas escolas. A mais recente em que ele estava contratado, era a escola municipal Coração de Jesus, em Santa Inês”, explicou o delegado.
Durante a apuração das denúncias, a Polícia Civil recebeu relatórios do Conselho Tutelar do município sobre o caso, além de informações da escola municipal, onde os crimes poderiam estar acontecendo e, também, denúncias do Ministério Público do Maranhão.
Quinta-feira (10)
Operação ‘rolezinho’ apreende mais de 29 motocicletas por infrações de trânsito, em São Luís
Divulgação/ MPMA
Uma operação realizada na quarta-feira (9), para combater a poluição sonora e a supressão de placas de identificação de veículos apreendeu mais de 29 motocicletas com indícios desses crimes nas regiões de Vila Embratel e Anel Viário, em São Luís. Entre os veículos apreendidos nesta fase da operação, estava uma motocicleta com registro de roubo.
A operação, chamada ‘Rolezinho’, foi realizada em uma ação integrada entre o Ministério Público, a Polícia Militar, o DETRAN, a Polícia Civil e a SMTT. De acordo com o MPMA, desde o dia 20 de março também foram realizadas operações na Cohab, na Avenida Daniel de La Touche, na Avenida Litorânea, na Cidade Operária, na Cidade Olímpica e em Forquilha, totalizando 136 veículos apreendidos apenas neste ano.
Os promotores de justiça José Cláudio Cabral Marques e Cláudio Alberto Gabriel Guimarães, titulares da 1ª e 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de São Luís, destacaram que as operações trazem impactos diretos no trânsito, na ordem pública e na segurança, já que motos sem placas estão diretamente ligadas à prática de crimes.
Sexta-feira (11)
Mulher é executada a tiros em São João do Carú
Uma mulher foi assassinada a tiros, na quinta-feira (10), em São João do Carú, a 360 km de São Luís. Hosana Santos Flores, de 50 anos, foi baleada na porta da casa onde morava, no povoado Santarém, zona rural de São João do Carú.
O crime foi registrado por uma câmera de segurança (veja acima). Nas imagens, a vítima aparece chegando em casa, por volta das 10h, quando dois homens em uma moto param perto dela e o garupa dispara vários tiros contra a mulher.
Hosana Santos foi atingida por dois disparos. A vítima ainda foi socorrida e levada para o hospital do município e depois foi transferida para Santa Inês, mas acabou morrendo por volta das 21h30 do mesmo dia.
O corpo dela está sendo velado na cidade de Bom Jardim, na casa da família.A Polícia Civil ainda investiga a autoria e motivação do crime.
Sábado (12)
Abuso sexual infanti.
Cedoc/TV Gazeta
Na manhã de sábado (12), a Polícia Civil deflagrou uma operação, denominada ‘Infância Segura’, que resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um homem suspeito de estupro de vulnerável dentro de uma escola da cidade de Itapecuru-Mirim, a cerca de 119 km de São Luís.
Segundo a delegada que investiga o caso, Bruna Gomes, a investigação teve início após o relato da vítima, uma criança, feito à própria mãe. Em seguida, a mãe mulher levou a filha a um hospital na cidade, onde o Conselho Tutelar e a Polícia Civil foram acionados.
“Fomos pessoalmente até a escola mencionada pela vítima. Lá, identificamos o funcionamento do local, as salas e quem tinha acesso ao ambiente descrito por ela como a cena do crime”, declara a delegada.
Após os primeiros atendimentos, a vítima foi encaminhada para São Luís, onde passou por exames periciais no Instituto de Criminalística (IPCA). Enquanto isso, a polícia ouviu funcionários da escola até chegar ao principal suspeito.
“A vítima identificou o suspeito e, diante da robustez das provas até então colhidas, bem como do resultado do exame pericial realizado em São Luís pelo IPCA, representou-se pela prisão preventiva do suspeito, que de imediato foi deferido pelo Poder Judiciário”, finalizou a delegada.
Após ser preso, o homem foi encaminhado para uma Unidade Prisional, onde responderá pelo crime.