
A operação foi realizada na feira de rua do Colonial, na Zona Sul da cidade. Polícia Civil prende três homens em operação contra venda ilegal de animais silvestres em São José dos Campos, SP
Divulgação/Polícia Civil
Três homens foram presos, na manhã deste domingo (13), em uma operação da Polícia Civil contra a venda ilegal de animais silvestres em uma feira livre de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Segundo a Polícia Civil, a operação teve início por volta das 6h. Os alvos de mandados de busca e apreensão foram detidos na feira de rua do Colonial.
De acordo com a polícia, a investigação, conduzida pelo 3º Distrito Policial, apurou que diversos comerciantes vinham expondo animais nativos e exóticos à venda em condições irregulares e sob maus-tratos.
Diante da denúncia, foram expedidos pela Justiça mandados de busca e apreensão e a operação foi realizada neste domingo.
Durante a ação, um dos abordados foi preso em flagrante por comercializar tartarugas – animal silvestre ameaçado de extinção. Para ele, foi arbitrada fiança para que possa responder em liberdade.
Um segundo comerciante foi flagrado com pássaros da fauna nativa brasileira. Ele foi autuado e liberado.
Ainda na operação, um terceiro homem foi preso em flagrante por manter dois filhotes de cachorro da raça pitbull em condições de maus-tratos. No caso dele, a prisão foi efetuada sem concessão de fiança.
Todos os animais foram resgatados e encaminhados aos órgãos competentes para avaliação veterinária e destinação adequada, com a participação de agentes do IBAMA e do Instituto de Criminalística.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.
O g1 tenta localizar a defesa dos homens detidos. A reportagem será atualizada caso os advogados se manifestem.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina