Brasília. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido na manhã desta segunda-feira (14), da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star para o quarto após procedimento cirúrgico de grande porte que teve duração 12 horas para desobstruir parte do intestino. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro expressou gratidão à equipe médica pelo cuidado e dedicação durante a intervenção.
Segundo o último Boletim Médico da equipe do hospital, “Bolsonaro está estável clinicamente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, nutricional e prevenção de infecções.”
A cirurgia, realizada no hospital DF Star em Brasília, teve como objetivo descolar as aderências no órgão e reconstruir a parede abdominal.
O procedimento envolveu uma laparotomia exploradora para examinar os órgãos internos e desfazer as aderências que bloqueavam a digestão. A obstrução intestinal foi resultado de uma dobra no intestino delgado, corrigida durante a cirurgia.
Bolsonaro foi hospitalizado após sentir os efeitos da retenção intestinal no Rio Grande do Norte e foi transferido para Brasília. O problema de saúde é uma sequela do ataque a faca sofrido durante a campanha de 2018.
Inicialmente, a cirurgia estava prevista para terminar mais cedo, mas Michelle informou que duraria mais tempo. A senadora Damares Alves (PL-DF) mencionou que cirurgias no intestino são delicadas, especialmente para alguém que já passou por procedimentos semelhantes.
O médico Claudio Birolini destacou que o quadro de Bolsonaro era o mais grave em relação aos episódios anteriores de obstrução intestinal. Michelle optou por realizar a cirurgia em Brasília, sob os cuidados de Birolini, especialista em parede abdominal.
“As dores e mal estar do paciente ocorrem quando há um bloqueio no intestino, impedindo o funcionamento normal do sistema digestivo”, disse Birolini. Bolsonaro já havia sido hospitalizado pelo mesmo problema em 2021, 2023 e em maio de 2023, quando também foi operado.

Transferência aérea
O jatinho particular fretado para trazer o ex-presidenteJair Bolsonaroà Brasília pousou na capital às 21h36 de sábado (13). De lá, ele, o senador Rogério Marinho (PL-RN), e o médico dele,Claudio Birolini, seguiram de ambulância para o HospitalDFStar.Assim que o veículo parou, às 22h, Bolsonaro desceu, acenou para apoiadores que o esperavam, e caminhou até a entrar no hospital. Ele usava uma sonda e respirava sem ajuda de oxigênio.
O ex-presidente precisou ser internado às pressas na sexta-feira (11), depois que passou mal durante agenda política no Rio Grande do Norte. Ele precisou ser retirado do local de helicóptero e foi atendido com urgência ao chegar no hospital se queixando de fortes dores abdominais por conta de uma obstrução intestinal.
Uma coletiva de imprensa para atualizar o quadro de saúde do ex-presidente está prevista para a manhã desta segunda-feira, às 9h, no Auditório do Hospital DF Star.
The post Bolsonaro se recupera em quarto de hospital em Brasília, após 12 horas de cirurgia appeared first on Ver-o-Fato.