
Um avião de pequeno porte caiu em um campo perto da cidade de Copake, no estado de Nova York (EUA), no sábado (12) enquanto se preparava para uma segunda tentativa de pouso.. As informações das autoridades foram obtidas pelo NBC News.
Ao todo, seis pessoas estavam a bordo da aeronave em uma viagem familiar de feriado, informaram autoridades federais em coletiva de imprensa neste domingo (13).
Vítimas
De acordo com um amigo da família em uma declaração à Associated Press, seu filho recém-formado do MIT, James Santoro, morreu no acidente. As autoridades identificaram todos os a bordo: Karenna Groff, ex-jogadora de futebol do MIT, nomeada a mulher do ano da NCAA de 2022; seu pai, Dr. Michael Groff, neurocientista; sua mãe, Dra. Joy Saini, urologista; seu irmão, Jared Groff; a namorada dele, Alexia Couyutas Duarte; e James Santoro, namorado de Karenna Groff.
Todos os seis foram retirados do avião já sem vida. “A aeronave foi comprimida, dobrada e cravada no terreno”, disse Todd Inman, membro do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA. “A aeronave, de fato, caiu com alta velocidade de descida no solo.”
O acidente
O avião Mitsubishi MU-2B era comandado por um piloto tido como experiente. A aeronave caiu em um campo perto de Copake por volta das 12h15 de sábado (horário local), de acordo com autoridades do NTSB e da Administração Federal de Aviação (FAA), a cerca de 16 quilômetros ao sul de seu destino, o Aeroporto do Condado de Columbia.
O voo saiu do Aeroporto do Condado de Westchester, em West Harrison, ao norte da cidade de Nova York. O piloto havia abandonado uma tentativa de pouso e estava preparando uma segunda tentativa quando o avião atingiu o solo em alta velocidade.
“O piloto relatou uma aproximação perdida”, disse Albert Nixon, investigador do NTSB responsável pela investigação do acidente, na entrevista coletiva. “Não houve nenhum pedido de socorro” antes do impacto, disse o porta-voz.
O Mitsubishi MU-2B é uma aeronave bimotor turboélice com cabine pressurizada, como jatos comerciais, o que lhe permitiria voar mais alto e mais longe do que muitos aviões não comerciais.
De acordo com a NBC News, o avião estava registrado em nome de uma entidade chamada Dynamic Spine Solutions LLC, com sede em Weston, Massachusetts.