Com um discurso centrado na necessidade de reconectar nações em tempos de tensão geopolítica, o primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba declarou aberta no sábado (12) a Expo 2025, em Osaka, Japão. O evento internacional, que terá duração de seis meses, reúne 180 países, regiões e organizações em torno do tema “vida, mundo e o futuro”. As informações são da agência Associated Press (AP).
Na cerimônia de abertura do evento, também conhecido popularmente como Feira Mundial, Ishiba destacou a importância do encontro global em um cenário ainda afetado por guerras, disputas comerciais e instabilidade.
“O mundo, tendo superado a pandemia do coronavírus, está agora ameaçado por uma série de divisões”, disse o premiê. “Neste momento, é extremamente significativo que pessoas de todo o mundo se reúnam aqui para discutir o tema da vida e experimentar tecnologia de ponta, ideias diversas e cultura.”

Um dos destaques visuais da exposição é o “Grande Anel”, uma estrutura de madeira com 20 metros de altura e dois2 quilômetros de circunferência que simboliza a união entre os povos. Cerca de 14% do orçamento total do evento foi destinado à construção do anel, o que gerou críticas dentro do Japão. O custo da Expo chegou a 235 bilhões de ienes (cerca de R$ 9,6 bilhões), quase o dobro da estimativa inicial.
Além dos gastos, o evento enfrenta atrasos nas obras de alguns pavilhões. Expositores como Nepal e Índia não estavam prontos até a véspera da abertura, enquanto os preparativos foram comprometidos por conflitos nos casos da Ucrânia e da Palestina. A Rússia não participa da edição deste ano.
Apesar do histórico da Expo 1970, também em Osaka e com 64 milhões de visitantes, a edição atual teve uma recepção mais fria da população japonesa. Apenas nove milhões de ingressos antecipados foram vendidos até agora, número abaixo da meta de 14 milhões estabelecida pelos organizadores, que esperam atrair ao todo 28 milhões de visitantes até 13 de outubro.
Em seu discurso, o imperador Naruhito relembrou com entusiasmo a visita que fez à primeira Expo de Osaka quando tinha dez anos. “Lembro vividamente como fiquei empolgado ao ver as tecnologias mais recentes, brincar com um telefone sem fio e olhar para a rocha lunar” trazida pela missão Apollo 12, contou. O imperador expressou o desejo de que a exposição atual seja igualmente marcante para as novas gerações.
Foi em uma das edições da Expo, em 1889, em Paris, que foi exibida pela primeira vez a Torre Eiffel. Em outra edição, a de 1876, na Filadélfia, nos EUA, Alexander Graham Bell apresentou ao mundo o telefone elétrico, invenção que ele patenteou.
O post Expo 2025 é aberta em Osaka com apelo por união global em meio a conflitos apareceu primeiro em A Referência.