
Acampado no auditório da Comissão de Ética da Câmara Federal, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) completou, nesta segunda-feira (14), cinco dias em greve de fome. A medida ocorre em forma de protesto contra o processo de cassação de seu mandato.
Na última quarta-feira (9), o colegiado aprovou um relatório que recomenda a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro.
O caso ocorreu há cerca de um ano, quando Glauber empurrou um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) e o expulsou das dependências da Câmara dos Deputados.
O homem, identificado como Gabriel Costanero, filmava vídeos no local, em tom de provocação, e teria insultado o deputado, o que causou a reação.

Por meio de seu perfil no X (antigo Twitter), nesta segunda, o parlamentar afirmou que não se alimenta há quase seis dias. Segundo ele, o protesto não é apenas pelo seu mandato, mas contra “a perseguição de Arthur Lira e contra o orçamento secreto”.
Neste meio tempo, Glauber recebeu visitas de outros colegas parlamentares e ministros do governo Lula (PT). Entre eles, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo; a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.
Em uma publicação no X, Marcio Macedo contou sobre a visita realizada na manhã do domingo (13), ocasião em que esteve acompanhado de lideranças de movimentos sociais nacionais.
“Neste Domingo de Ramos, em que se celebra o início da Semana Santa, a resiliência, a fé em Deus, a opção em defesa dos mais necessitados, é importante que prevaleça o diálogo e que se chegue à melhor solução possível desse impasse, respeitando a soberania e o voto popular”, declarou.
The post Deputado completa 5 dias em greve de fome como protesto contra cassação de seu mandato appeared first on Portal Norte.