Ainda estamos em abril, mas muitos fãs de tecnologia, principalmente os mais ligados à Apple, já decretaram a Siri reformulada como a principal decepção de 2025.
O assunto já virou até mesmo questão de Justiça. Ações judiciais no Canadá e nos Estados Unidos acusam a Apple de enganar os consumidores! A empresa anunciou essa assistente de voz mais inteligente em junho do ano passado. De lá para cá, no entanto, vieram os adiamentos e as notícias de uma espécie de crise dentro da maçã.
Leia mais
- Tarifas podem fazer iPhone ser item de luxo nos EUA
- Vision Pro: Apple tem nova aposta para “salvar” os óculos
- iPhone transparente? Apple estaria planejando modelo diferente de todos os que você já viu
Segundo informa uma reportagem do jornal The New York Times, esses adiamentos ocorreram por motivos técnicos. Testes internos teriam mostrado que a ferramenta era extremamente imprecisa. Segundo fontes familiarizadas com o assunto, a nova Siri daria respostas incorretas em cerca de um terço das interações.
O mesmo Times, porém, traz agora uma atualização importante: a Apple estaria preparando para o outono no Hemisfério Norte (primavera por aqui) o lançamento algumas novidades no assunto. Não será a Siri 100% reformulada, mas devem aparecer algumas inovações, como a capacidade de editar e enviar uma foto a um amigo mediante solicitação.

Confusão de datas
- A informação do jornal americano contradiz várias outras trazidas recentemente por outros veículos gringos.
- O colunista Mark Gurman, da Bloomberg, por exemplo, afirmou que o departamento de IA da Apple não acreditava em uma “versão verdadeiramente modernizada da Siri” antes de 2027.
- Já a porta-voz da Apple, Jacqueline Roy, disse ao Daring Fireball, em março, que novos recursos para a Siri somente apareceriam no ano que vem.
- A novidade do Times talvez seja uma resposta aos inúmeros processos que a Apple vem recebendo.
- Além disso, podem representar uma evolução dentro da empresa.
- A maçã viveu uma espécie de dança das cadeiras interna.
- A responsabilidade pelo desenvolvimento da nova Siri, por exemplo, saiu das mãos de John Giannandrea, chefe de IA, e foi para Mike Rockwell, chefe do headset Vision Pro.
- Talvez a mudança tenha rendido alguma coisa.
- Vale destacar que a Apple não confirma nada.
- Até porque esse papo de crise cai extremamente mal pro mercado, levando a uma queda das ações.
- Fato é, porém, que alguma coisa parece mesmo fora do lugar dentro da big tech.

A Apple está tão atrasada assim?
Em junho do ano passado, a promessa foi de uma Siri aprimorada capaz de combinar informações de um telefone, como uma mensagem sobre o itinerário de viagem de alguém, com informações da web, como o horário de chegada de um voo. Funcionaria quase como uma agente de IA.
Ok, a própria empresa admite que a Siri e a Apple Intelligence não saíram tão bem como o planejado – e que outras companhias largaram na frente nessa corrida. Mas, de verdade, que outra gigante da tecnologia entrega hoje algo muito superior?
A Nova Alexa, da Amazon, não saiu direito – e nem deve entregar uma experiência conversacional impecável. O Gemini, do Google, por sua vez, não é tão popular assim. E até mesmo a OpenAI e o seu ChatGPT não entregaram ainda um agente de IA para as massas.
Sim, a Apple saiu atrás, mas essa corrida está longe de estar perdida. Isso, no entanto, não significa que a empresa não precisa melhorar. A nova Siri seria uma ótima oportunidade para mostrar uma evolução.
As informações são do The Verge.
O post Uma aguardada atualização pode estar chegando ao iPhone apareceu primeiro em Olhar Digital.