
Vinte aves silvestres, entre elas papagaios, foram resgatadas de um cativeiro irregular em Salvador, na última quinta-feira (10), durante uma operação conjunta do Ibama e da Guarda Civil Municipal. Os animais estavam presos em gaiolas e em condições consideradas precárias pelos agentes.
O flagrante aconteceu após denúncias de que um homem estaria criando e comercializando aves por meio de redes sociais. Os agentes localizaram o endereço do suspeito e, ao chegarem ao local, encontraram as gaiolas com os animais confinados. O responsável foi autuado e multado em R$ 80 mil.
As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, também na capital baiana, onde passam por reabilitação antes de serem reintroduzidas na natureza.
A manutenção de animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A legislação proíbe a caça, o transporte, a comercialização e a criação de espécies nativas sem licença dos órgãos competentes.
Além de multa, a pena pode incluir reclusão de até um ano para quem for flagrado com animais nessas condições. De acordo com o Ibama, ações como essa são parte de um esforço contínuo de combate ao tráfico de fauna no país, uma das principais ameaças à biodiversidade brasileira.