O morador da grande Belém, que depende do transporte público, foi dormir indignado, ainda na sexta-feira, com a notícia do aumento de 60 centavos no valor da passagem de ônibus, que passou para R$ 4,60. No sábado (12), um alívio: 300 novos ônibus, com ar-condicionado e Wi-Fi foram anunciados pela prefeitura e bastante divulgada por vereadores da situação. No domingo (13), muitos usuários foram pegos de surpresa ao entrar no transporte: os populares deviam entrar pela porta traseira e passagem não seria cobrada.
Muita gente não sabia, mas logo a notícia começou a se espalhar, com a ajuda de páginas e influenciares alinhados com a atual gestão da cidade, o que fez, por volta de 12h, os ônibus em vários bairros ficarem lotados. A novidade possibilitou muitos belenenses experimentarem a capital e região com menos custos, além de melhor conforto com alguns ônibus climatizados já disponíveis.
De noite, começaram alguns problemas: os ônibus sumiram. Na volta pra casa, muitos usuários reclamaram dos poucos ônibus fazendo as principais linhas. De acordo com informações, dos 300 novos ônibus divulgados, apenas 90 estava em circulação, frustrando muitas pessoas que em meio a sensação de insegurança na cidade, optaram por motoristas de aplicativo.
Nesta segunda-feira (14), como de costume, os ônibus estavam lotados pela manhã. O novo conforto foi bem aproveitado pelos milhares de trabalhadores, mas velhos problemas ainda foram registrados: como alguns dos novos ônibus dando problemas no meio da viagem ou a ineficiência da restrita opção de pagamento que o usuário ainda dispõe, o que causa filas e muito aperto nas catracas.
Mas de modo geral, aparentemente grande parte da população aprovou a mudança, mesmo que os problemas persistam. É preciso ficar vigilante para não haver retrocesso.
Quem paga duas passagens por dia, de segunda à sexta-feira, o custo pode chegar a R$ 202,40 ao mês, o que vai comprometer parte significativa da renda da população, já abalada pela inflação dos alimentos. Portanto, o impacto é grande e a melhoria na qualidade do transporte público é essencial.
The post BELÉM – Primeiros dias do “Geladão” traz melhorias, mas problemas persistem appeared first on Ver-o-Fato.