
O quadro clínico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue estável e sem intercorrências, conforme o último boletim médico do Hospital DF Star, divulgado na manhã desta terça-feira (15).
De acordo com o informe, o ex-mandatário continua na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), sem apresentar dores ou sangramentos.
“Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Mantém estabilidade clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências. Tem previsão de fisioterapias motora (com deambulação) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, informa o comunicado.
Bolsonaro foi submetido no domingo (13) a uma laparotomia exploradora – ou seja, uma reconstrução do trânsito intestinal. A cirurgia foi uma das várias complicações decorrentes ao atentado a faca que ele sofreu durante a campanha eleitoral de 2018, segundo a equipe médica.
Em coletiva de imprensa nesta segunda (14), os médicos do ex-presidente afirmaram que o pós-operatório será “complicado e prolongado”, mas que esperam que essa seja a sua última intervenção cirúrgica realizada no intestino.
“Um dia de cada vez”, diz Bolsonaro em nova publicação
Mais cedo, pouco antes do novo boletim ser divulgado, Bolsonaro postou uma foto em suas redes sociais e agradeceu o apoio que tem recebido. “Vamos superar mais esse desafio, um dia de cada vez. Muito obrigado pelo carinho, pela compreensão e pelas orações. Um forte abraço a todos”, escreveu.
“Os médicos explicaram que as primeiras 48 horas após a cirurgia são fundamentais para avaliar nossa recuperação. Esse é o período em que os órgãos que foram manipulados durante o procedimento de mais de 12 horas começam a desinflamar, permitindo observar os primeiros sinais de uma real situação”, disse.