Claude, chatbot da Anthropic, agora pode ler seus e-mails

A Anthropic anunciou que o Claude agora pode ser integrado ao Google Workspace, permitindo que o assistente de inteligência artificial acesse informações do Gmail, Google Docs e Google Agenda.

Essa novidade, disponível em versão beta para todos os clientes, visa tornar o Claude mais útil em tarefas como acessar dados, revisar documentos e organizar compromissos dentro do ecossistema do Google.

Usuários do plano Enterprise têm acesso a recursos adicionais, como uma catalogação avançada de documentos, que oferece maior velocidade e precisão na busca por informações.

A Anthropic afirma que controles especiais de segurança foram implementados, embora ainda haja dúvidas sobre como Claude lida com dados confidenciais e se o usuário pode limitar ou impedir o acesso a certos conteúdos.

Leia mais:

  • Como usar ChatGPT para criar imagem no estilo do Studio Ghibli
  • Claude.AI: como usar inteligência artificial
  • Claude IA: 4 coisas que o chatbot pode fazer que o ChatGPT não consegue
O Claude agora pode acessar informações pessoais no Google Workspace e ajudar nas tarefas diárias com mais precisão – Imagem: Anthropic

Modo “Pesquisa” também foi lançado

  • Outro novo recurso é o modo Pesquisa, que promete respostas mais completas e analíticas a perguntas abertas, incluindo citações para verificação de fatos.
  • Esse modo pode ser usado em conjunto com o acesso ao Workspace, o que torna o Claude especialmente útil para trabalhos acadêmicos, projetos e tarefas complexas.
  • A Pesquisa está disponível em beta para usuários dos planos Max, Team e Enterprise nos EUA, Japão e Brasil.

O Claude (ainda) não envia e-mails

Apesar da integração, o Claude ainda não pode agendar eventos nem enviar e-mails, o que pode reduzir preocupações de privacidade.

Segundo a empresa, os dados de usuários não são usados para treinar os modelos, e o acesso é sempre limitado às credenciais específicas de cada usuário ou organização.

As atualizações fazem parte de uma estratégia da Anthropic para tornar o Claude mais competitivo frente a rivais como o ChatGPT, que ainda mantém uma base de usuários significativamente maior.

Com recursos para leitura de arquivos e e-mails no ecossistema do Google, o Claude terá a capacidade de fornecer respostas mais precisas ao usuários – Imagem: Anthropic

O post Claude, chatbot da Anthropic, agora pode ler seus e-mails apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.