A Oi, por meio da sua unidade de negócios voltada ao segmento corporativo, a Oi Soluções, fechou contratos que somam R$ 33 milhões em serviços de cloud computing. Os acordos foram firmados nos últimos meses de 2024 com entes públicos de diferentes regiões do país, incluindo o Senac dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, o Ministério Público do Tocantins, a Câmara Municipal de Londrina (PR), o Instituto Federal do Norte de Minas, o Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (Seade) e a Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).
A companhia reforça, com isso, sua aposta estratégica na computação em nuvem como eixo central da transformação digital no setor público. De acordo com o diretor de Produtos e Arquitetura da Oi Soluções, Renato Simões, o avanço do mercado de cloud no Brasil — com taxa anual de crescimento acima de 30%, segundo a consultoria Gartner — exige modernização da infraestrutura digital e maior eficiência na gestão de dados e serviços.
Como parte dessa movimentação, a empresa está expandindo seu Centro de Competência em Nuvem (Cloud Center of Excellence – CCoE), que reúne profissionais especializados em processos ágeis, soluções customizadas e otimização de ambientes multicloud. A estratégia busca atender à crescente demanda por migração e gestão de sistemas em nuvem por órgãos públicos e grandes empresas.
Segundo Ricardo Freire, diretor de Governo da Oi Soluções, parte dos contratos foi viabilizada por meio de atas de registro de preços, permitindo que outras administrações públicas adotem as mesmas condições contratuais futuramente. “Estamos aqui para garantir que essa transição [para nuvem] ocorra de forma eficiente, segura e com benefícios econômicos claros para as empresas e instituições”, afirmou.
A operadora também destaca que a nova fase do CCoE tem como pilares a gestão de custos e a segurança digital. O investimento em novas tecnologias e processos tem como objetivo oferecer maior previsibilidade orçamentária e proteção para ambientes híbridos e multicloud, com uso de inteligência de ameaças.
A ampliação da presença da Oi no setor de nuvem é parte do processo de reposicionamento da companhia após a venda de suas operações de telefonia móvel e varejo de fibra. Desde 2019, a Oi Soluções é responsável pela oferta de serviços para grandes empresas e administra um portfólio que inclui redes gerenciadas, segurança, cloud, comunicação unificada, big data, IA, aplicações digitais e conectividade em fibra.
O post Oi Soluções fecha R$ 33 milhões em contratos com o setor público apareceu primeiro em TeleSíntese.