
Usuários do transporte público podem participar do levantamento por formulário on-line até 28 de abril. TCDF apresentou resultado preliminar nesta quarta-feira (16). Passageiros na rodoviária do Plano Piloto, em Brasília.
Agência Brasília
Uma pesquisa do Tribunal de Contas do Distrito Federal avalia o nível de satisfação dos usuários dos ônibus. Resultados preliminares divulgados nesta quarta-feira (16) mostram, por exemplo, que os passageiros reclamam da superlotação e elogiam a retirada de pagamento em dinheiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
As respostas obtidas com as 1 mil pessoas que já responderam a pesquisa revelam que:
37% das mulheres já foram vítimas de assédio ou abuso dentro dos ônibus;
os piores aspectos avaliados são superlotação, falta de informações nos pontos sobre linhas e horários e tempo de espera pelo ônibus;
o melhor aspecto avaliado é a retirada da forma de pagamento em dinheiro.
🚌 É possível participar respondendo um formulário on-line.
A pesquisa faz parte de uma auditoria do tribunal, que começou na semana passada e vai até 28 de abril. Segundo o presidente do Tribunal de Contas do DF, Manoel de Andrade, os resultados serão utilizados para identificar problemas e orientar as fiscalizações do tribunal, além de auxiliar a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) na melhoria dos serviços.
O TCDF diz que o resultado também traz as seguintes prioridades de melhorias:
superlotação;
tempo de espera pelo ônibus;
pontualidade (saída no horário programado);
tempo de duração da viagem;
ventilação e temperatura no ônibus.
Segundo Índio Rabelo, da Secretaria de Auditoria da Corte, os números obtidos até o momento destacam a necessidade de um equilíbrio entre o número de ônibus e passageiros.
👉 O governo do DF repassou mais de R$ 1 bilhão para as empresas de transporte em 2024, quando mais de 300 milhões de passageiros usaram os ônibus da capital, segundo o TCDF.
Participe da pesquisa
Segundo David Araújo, diretor da 3° divisão de auditoria do TCDF, os passageiros levam cerca de 3 minutos para responder a pesquisa, que tem 17 perguntas objetivas. São avaliados temas como:
⌚ pontualidade;
🚨 segurança;
🦽 acessibilidade;
🧹 limpeza;
👥 lotação;
💬 qualidade do atendimento.
👉 O questionário não trata do metrô, ônibus do Entorno e transporte rural. O link para acessar a pesquisa também está disponível em meios digitais nos ônibus e em cartazes espalhados pelos terminais do DF.
Ibaneis anuncia gratuidade de ônibus e metrô aos domingos e feriados no DF
LEIA TAMBÉM:
FERIADO DE PÁSCOA: DF tem linhas especiais e transporte público de graça
VANDALISMO: Adolescentes colocam patinete elétrico em cima de parada de ônibus e publicam nas redes sociais
Leia outras notícias da região no g1 DF.