Prefeitura de Porto Alegre decreta situação de emergência em razão da epidemia de dengue


Capital registra duas mortes e 4,2 mil casos confirmados da doença. Decisão busca garantir resposta rápida e coordenada ao agravamento do cenário, segundo Executivo municipal. Porto Alegre tem hospital de campanha aberto no feriado
A Prefeitura de Porto Alegre decretou, na tarde desta quinta-feira (17), situação de emergência em saúde pública em razão da epidemia de dengue. O município registra duas mortes e 4,2 mil casos confirmados da doença.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O decreto foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. Segundo o Executivo municipal, a decisão busca intensificar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e garantir uma resposta rápida e coordenada frente ao agravamento do cenário.
Conforme a Prefeitura, a edição do decreto autoriza uma série de medidas para tentar conter o avanço da epidemia e minimizar os impactos. São elas:
Aquisição imediata de insumos
Prorrogação de contratos e convênios
Assistência médica a pacientes e ações de controle ambiental
Suspensão de férias e folgas de servidores municipais envolvidos diretamente no combate à epidemia
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, os bairros com maior incidência de casos por 100 mil habitantes são Passo das Pedras, Jardim Itu, Jardim Floresta, Jardim Sabará e Morro Santana.
Hospital de campanha
Um hospital de campanha está sendo montado em Porto Alegre para atender pacientes com dengue. A montagem começou na quarta-feira (16), e os atendimentos no local já iniciam nesta quinta.
A estrutura é fornecida pelo Ministério da Saúde e a montagem está sendo feita pelo Grupo Hospital Conceição (GHC). O hospital de campanha fica ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento Moacyr Scliar, a UPA da Zona Norte.
No local, serão disponibilizadas 30 vagas para atendimento de casos leves de dengue. Os pacientes poderão ocupar simultaneamente o local para receber hidratação com soro. Essa é uma das principais recomendações médicas no tratamento da dengue.
Hospital de Campanha é montado ao lado de UPA na Zona Norte de Porto Alegre
Reprodução/ RBS TV
Sintomas
A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus da dengue, transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. É uma das principais doenças transmissíveis por vetores do mundo, e pode causar sintomas graves e potencialmente fatais. Os sintomas são:
febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
dor atrás dos olhos
dor de cabeça
dor no corpo
dor nas articulações
mal-estar geral
náusea
vômito
diarreia
manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.