É cliente Vivo? Sua conta pode ficar mais cara; entenda

A Vivo está avisando seus clientes que vai realizar um reajuste em alguns de seus planos pós-pagos. Os usuários começaram a ser avisados nesta quinta-feira (17) via mensagem SMS e e-mail.

Os planos que serão reajustados tinham vigência até março deste ano. O cliente que optar por manter tudo como está sofrerá acréscimo entre R$ 5 e R$ 6 (veja mais abaixo os planos que terão reajuste).

Captura de tela de um smartphone exibindo, em fundo preto, uma mensagem SMS da Vivo que confirma o reajuste
Operadora está avisando seus clientes sobre o reajuste por meio de mensagens SMS e e-mail (Imagem: Rodrigo Mozelli/Olhar Digital)

No site oficial da empresa, a justificativa para o aumento é uma “condição comercial“, mas a operadora não explica detalhadamente.

Contudo, podemos especular que isso acontecerá porque, quando os planos completam um ano de contrato, isso permite às operadoras que eles sejam reajustados. Além disso, todos os planos abarcados pelo reajuste são da família “Vivo Total“.

Quando a operadora começa a cobrar mais caro e quais são os planos afetados?

Os novos valores serão aplicados às contas dos usuários a partir de 26 de abril, sábado da semana que vem. Abaixo, confira cada plano afetado e seus respectivos aumentos:

  • Vivo Total Básico: R$ 5;
  • Vivo Total Essencial: R$ 5;
  • Vivo Total Pro: R$ 6;
  • Vivo Total Família 2: R$ 6;
  • Vivo Total Família 3: R$ 6;
  • Vivo Total Família 4: R$ 6;
  • Vivo Total Família 5: R$ 6.

Leia mais:

  • Como ter internet de graça da Vivo
  • Como pedir 2ª via da conta do celular Vivo
  • Vivo encerra SMS e ligações ilimitadas em planos; entenda o que muda

E se eu não concordar com o reajuste?

Se você não concorda com o aumento praticado pela operadora, há dois caminhos a serem seguidos. É possível tanto trocar de plano — caso você não esteja no período de carência contratual — como buscar ofertas com outras operadoras.

Caso opte pela primeira opção, você pode acessar o site ou o app da empresa para visualizar outros planos. A troca pode ser feita 100% por esses dois meios.

Já se você quiser “respirar novos ares” e buscar outras empresas, existe a ferramenta de comparação de preços da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por meio do serviço, é possível verificar tanto propostas de outras companhias, bem como da própria Vivo.

Para testar a ferramenta, acesse o link acima, selecione qual serviço você quer contratar, informe a cidade do DDD de sua linha e escolha a oferta que mais te agrade.

Captura de tela da ferramenta da Anatel
Site da Anatel compara planos de TV, celular, etc. (Imagem: Reprodução/Anatel)

O que diz a Vivo

O Olhar Digital questionou a operadora sobre o reajuste e qual seria essa “condição comercial” e aguarda retorno.

O post É cliente Vivo? Sua conta pode ficar mais cara; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.