Motoristas atingem patamar histórico de infrações nas estradas brasileiras


Em 2024, foram quase 9,5 milhões de ocorrências – 62,6% a mais que em 2023 e o maior número desde o início da série histórica, em 2007. Desde que o Brasil padronizou pela última vez a forma de registrar infrações de trânsito nas estradas, 17 anos atrás, o número foi tão alto quanto em 2024. Em poucos minutos de operação, os agentes da Polícia Rodoviária Federal flagraram um carro a 200 km/h, quase o dobro do permitido na estrada. A moto chegou perto de 190 km/h.
“Por volta de dois ou três minutos, com frequência, passa por volta de 140, 130”, diz um agente da PRF.
No Rio Grande do Sul, um motociclista furou um bloqueio da PRF. Com a ajuda de um drone, os policiais percorreram 5 km até conseguir deter o piloto, que estava com habilitação cassada.
Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal, divulgado nesta quinta-feira (17), concluiu que o número de infrações, como excesso de velocidade e falta de carteira, disparou no Brasil. Em 2024, foram quase 9,5 milhões de ocorrências – 62,6% a mais que o ano anterior e o maior número desde o início da série histórica, em 2007.
Não é difícil flagrar a imprudência. Olha aí mais uma infração. O carro ultrapassando na faixa contínua, local proibido.
Jornal Nacional
Não é difícil flagrar a imprudência. Olha aí mais uma infração. O carro ultrapassando na faixa contínua, local proibido. A equipe do Jornal Nacional está em um trecho da BR-381, próximo a Belo Horizonte. Infrações assim estão entre as mais registradas pela Polícia Rodoviária Federal nos primeiros três meses de 2025. O excesso de velocidade liderou as ocorrências.
Ainda de acordo com o Anuário da PRF, o número de acidentes no ano passado em rodovias federais passou de 73 mil, um aumento de 8% em relação a 2023. Para tentar reduzir a imprudência durante o feriado prolongado, o efetivo foi reforçado em alguns estados.
“O Departamento de Polícia Rodoviária Federal pega policiais de estados onde não há uma tradição intensa de feriado e remaneja alguns policiais para alguns estados polos: Minas, Paraná, Bahia, Santa Catarina, Rio, às vezes, São Paulo. E aí esses policiais saem dos seus estados de origem e vão se somar aos policiais dos estados que trabalham normalmente”, explica Aristides Júnior, inspetor PRF/MG Operação PRF.
O Sérgio Cardoso, técnico em edificações, estava indo nesta quinta-feira (17) com a família para o norte de Minas com a certeza de que não precisaria correr:
“Com calma, sem pressa, respeitando placa, sinalização. Nada de ultrapassagem perigosa. Vamos seguir, seguir nosso destino com paz e tranquilidade”.
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