A robótica está cada vez mais presente no noticiário. E não é para menos: a Goldman Sachs estima que que o mercado global dos modelos humanoides valerá 38 bilhões de dólares até 2035. Elon Musk, dono da Tesla, prevê que o robô Optimus poderia gerar mais de 10 trilhões de dólares em receita para a empresa.
Entre pesquisas acadêmicas, conceitos e apostas do mercado, a gente vem publicando tecnologias curiosas – e algumas delas viralizaram.
Pensando nisso, o Olhar Digital fez um top 10 de robôs mais diferentões que encontramos e mostramos em nosso site recentemente.
Confira!

10 – Sem componentes eletrônicos!
Em décimo lugar, temos esse modelo criado com impressão 3D sem componentes eletrônicos. E ele anda! O robô foi desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia. E qual é o segredo para se movimentar? Um cartucho de gás comprimido permite que ele percorra superfícies como grama ou areia e até ande debaixo d’água.
9 – Robô ‘abelha’
Se você avistar, no futuro, alguns pequenos pontos brancos voando por aí, eles provavelmente devem ser os robôs que estão em nono lugar da nossa lista. De acordo com os cientistas da Universidade de Berkeley, este é o menor robô voador sem asas do mundo. O minúsculo corpo de polímero mede apenas 9,4 mm de largura e também saiu de uma impressora 3D.
8 – Um ajudante para o seu lar
O oitavo colocado talvez seja o seu favorito. Quem aí não gostaria de um ajudante em casa? Essa é a proposta do Neo Gamma, da empresa norueguesa 1X, que conta com apoio da OpenAI, a startup por trás do ChatGPT. Ele é o sucessor do Neo Beta, que você já conheceu aqui no OD. O robô pode andar com uma marcha humana natural e balanço de braço, agachar-se para pegar coisas do chão e sentar-se em cadeiras.
7 – Robô ginasta
Já havíamos apresentado a vocês o robô humanoide Atlas, da Boston Dynamics, totalmente elétrico, que vem dando passos significativos em direção à autonomia. Ele realiza tarefas de forma independente e surpreende com sua capacidade de movimentação. O Atlas já é praticamente um ginasta – o que dá a ele o sétimo lugar em nosso ranking.
6 – Robôs realistas (até demais)
A sexta posição é dividida entre os irmãos da Engineered Arts, Ameca e Azi. Eles têm expressões muito realistas, que talvez até te causem um certo espanto.
5 – Esse aqui trabalhou na Lua!
O quinto colocado não é exatamente diferentão, mas realizou um feito muito diferente recentemente. O vídeo que você pode ver abaixo é de um robô trabalhando na Lua! Estamos falando do Lister, enviado ao nosso satélite natural com o Blue Ghost, módulo de pouso da Firefly Aerospace. O robozinho foi desenvolvido pela Texas Tech University e pela Honeybee Robotics.
4 – Robô fofinho da Estação Espacial Internacional
Por falar em espaço, esse simpático robô passou aqui no OD recentemente. O quarto lugar é do Int-Ball2, que fica a bordo da Estação Espacial Internacional. Desenvolvido pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, a JAXA, o robô é um assistente silencioso e eficiente. Enquanto os astronautas se concentram em suas missões científicas e técnicas, ele paira livremente pela estação, registrando tudo em fotos e vídeos de alta qualidade.
3 – Robô mais feio do mundo (ou, pelo menos, que eu já vi)
A medalha de bronze dá calafrios e fez muito sucesso em nosso site e nas nossas redes sociais. Estamos falando do Protoclone. De acordo com a startup Clone Robotics, ele é o “primeiro androide bípede musculoesquelético do mundo”.
O lançamento em si é fenomenal. A empresa conseguiu desenvolver um humanoide capaz de realizar 200 tipos de movimentos independentes. E muitos desses movimentos são similares aos dos seres humanos. O problema é que o robô parece ter saído de um filme de terror.
Mas, coitado… não podemos julgar um livro pela capa.
2 – Robô cavalo da Kawasaki
A Kawasaki apresentou recentemente um conceito inusitado: o Corleo, “robô-cavalo” criado para mobilidade pessoal em terrenos desafiadores. O Corleo parece uma moto. Mas ao invés de pneus, ele tem quatro patas.
Com pernas mecânicas e visual inspirado nas motocicletas da marca, o veículo é feito para ser montado como um animal mesmo. Ele é movido por um motor a hidrogênio de 150 cilindradas. O projeto une robótica avançada, inteligência artificial e energia limpa. Um design inovador digno de pódio!
E que rufem os tambores do Olhar Digital!
1 – Robô líquido no estilo “O Exterminador do Futuro”
A medalha de ouro vai para o robô líquido da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul! Ele bombou em nosso site e nas nossas redes sociais. O modelo lembra muito o vilão de O Exterminador do Futuro 2, o T-1000. Uma das habilidades dele é de se deformar para atravessar espaços pequenos.
O segredo da invenção está no envolvimento por partículas hidrofóbicas, ou seja, que repelem a água – e que são extremamente densas.
Podendo se mover livremente sobre a água ou superfícies sólidas, o robô líquido atravessa barras de metal, suporta quedas de alto impacto e compressão extrema, transporta substâncias e se funde com outros robôs líquidos.
Ainda, mesmo após se dividir, ele é capaz de recuperar a forma original completamente.
Durante uma série de experimentos com o robô líquido, os cientistas descobriram que é possível controlar a velocidade dos movimentos com ultrassom – o que o torna promissor em áreas como a biomedicina, com aplicações na administração direcionada de medicamentos no corpo humano, por exemplo.
É realmente impressionante! A diferença é que esse robozinho com certeza será usado para o bem. Fizemos uma reportagem para o Olhar Digital News mostrando, confira!
E aí, qual é o seu favorito?
O post Top 10 robôs diferentões: líquido que ‘atravessa’ paredes, robô cavalo, bola flutuante e mais! apareceu primeiro em Olhar Digital.