
Não é de hoje que os piratas dos rios são pauta ao falar sobre a segurança pública no Amazonas. A Amazônia, como um todo, sofre com a ampliação da atuação das facções criminosas e o cenário é de preocupação.
Durante o 2º Fórum Permanente de Segurança da Navegação, que aconteceu em Manaus, o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado do Amazonas (Sindarma) fez um alerta importante sobre o tema.
“O crime organizado tem os melhores armamentos, os melhores motores e agora, estão usando drones para monitorar as rotas e embarcações. O Amazonas, hoje, é território fértil para os piratas”.
Galdino Alencar, presidente do Sindarma

O destaque da fala de Alencar sobre o tema vai de encontro ao que vemos na realidade. São diversos os casos de ataques piratas no Amazonas, que vão de sequestro e tortura a roubos; incluindo ataques à população e às forças policiais.
A importante discussão sobre o tema aconteceu durante o evento da Marinha do Brasil, em 10 de abril, que contou ainda com a presença de representantes da segurança pública do Amazonas e de Rondônia, da Federação das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e do Comando da Flotilha do Amazonas (ComFlotAM).
The post ‘Amazonas hoje é território fértil para os piratas’, alerta presidente do Sindicato de Navegação appeared first on Portal Norte.