
São preparadas 2 mil toneladas de peixe para atender as 20 mil pessoas esperadas na data. Ao longo do feriado prolongado, até segunda (21), o ponto turístico deverá receber 60 mil visitantes. Movimento na Rua do Porto, em Piracicaba, deve ser 60% maior neste feriado
A Sexta-feira Santa da Paixão, celebrada em 18 de abril neste ano, é uma data de reflexão para os cristãos porque marca a crucificação de Jesus. Os fiéis costumam fazer jejum ou evitam carne vermelha. Nesse dia, comer peixe, alimento símbolo do milagres de Cristo, se tornou uma tradição.
Na Rua do Porto de Piracicaba (SP), ponto turístico da cidade também já conhecido pelas dezenas de bares e restaurantes que servem o peixe, assado na brasa, à beira do Rio que corta a cidade, o movimento de clientes cresce até 60%.
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
Nesta sexta-feira (18), são preparadas 2 mil toneladas de peixe para atender as 20 mil pessoas esperadas pelos comerciantes. Ao longo do feriado prolongado, que se estende até segunda-feira, Dia de Tiradentes (21), o ponto turístico deverá receber 60 mil visitantes.
A Rua do Porto tem cerca de 35 restaurantes e cada um conta com, pelo menos, cinco funcionários.
Preparação de peixes em restaurante na Rua do Porto, em Piracicaba
Felipe Boldrini/ EPTV
A diretora da Amo Porto, a associação que coordena todo o trabalho dos comerciantes na região, Thaís Franco, confirma que a procura pelo peixe nesta época do ano é muito alta.
“Essa é a maior data de nós aqui da Rua do Porto, porque como a gente trabalha muito com peixe. Na Sexta-feira Santa, a procura é muito grande mesmo. Nessa época, a gente contrata freelancers, tanto na área da cozinha como no atendimento externo [aos clientes], para que possamos focar sempre no melhor atendimento aos clientes. Para que ele saia daqui satisfeito, tendo um passeio, uma tarde muito agradável aqui na Rua do Porto”, salientou.
Dona Nadir, de 79 anos, chegou cedo à Rua do Porto para poder desfrutar do lugar e degustar um peixinho enquanto o movimento ainda estava mais tranquilo. “É um tempero muito bom que tem aqui”, elogiou.
Maioria dos restaurantes oferece peixes assados na brasa às margens do Rio Piracicaba
Isabela Borghese/ Prefeitura de Piracicaba/Arquivo
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba