Força dos ventos arrancou árvores e destruiu um aviário
Um forte temporal causou estragos ao atingir a região de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na manhã deste sábado (19). De acordo com a Defesa Civil municipal, pelo menos 59 residências foram destelhadas, além de árvores que foram arrancadas com a força dos ventos. Não houve registro de pessoas feridas ou desalojadas.
As áreas mais afetadas foram os bairros a Norte da cidade, como Belvedere, Trevo e Líder, afirmou a Guarda Municipal. Equipes da Prefeitura de Chapecó estão mobilizadas para atender as áreas afetadas. A Defesa Civil distribuiu lonas para os moradores que tiveram os telhados danificados. A orientação é que os reparos sejam feitos pelas famílias ao longo do dia.
Ainda não há um balanço do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) do total de ocorrências registradas. No entanto, estão confirmados os registros de diversas quedas de árvores com vias obstruídas. Na Linha Tormen, interior do município, um aviário foi destruído.
Região foi atingida por tornado, analisa meteorologista
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a tempestade severa que atingiu a região de Chapecó foram causados por um tornado, devido à formação de núcleos convectivos explosivos. O sistema é efeito da entrada de uma frente fria na região Oeste de Santa Catarina.
“Foi um tornado que passou por aqui, por conta de uma supercélula bem explosiva que trouxe esse tempo severo aqui pra nossa região”, explicou Scheuer. Segundo ele, outros municípios das redondezas também foram afetados.
A ocorrência dos fortes ventos em decorrência de uma microexplosão é investigada pela Defesa Civil Estadual.

Colisão seguida de atropelamento deixa um morto e dois gravemente feridos em SC
Motoristas conversavam após acidente quando foram atingidos por motociclista em alta velocidade
Um homem de 53 anos morreu na manhã desta sexta-feira (18) após ser atropelado por um motociclista na SC-114 em Itaiópolis, no Norte de Santa Catarina. O acidente ocorreu logo após uma colisão entre o carro que a vítima dirigia e um caminhão. Outras duas pessoas ficaram gravemente feridas.