Alunos de Rio Preto homenageiam Povos Indígenas com projeto que valoriza cultura e história


Alunos da Escola Municipal Antônio Fleury Filho em São José do Rio Preto (SP) apresentaram projeto que valoriza a cultura indígena e reforça a importância do respeito às diferenças. Neste sábado (19), é celebrado o ‘Dia dos Povos Indígenas’. Alunos homenageiam Dia dos Povos Indígenas com projeto que valoriza cultura e história
Em homenagem ao “Dia dos Povos Indígenas” celebrado neste sábado (19), os alunos do 5º ano da Escola Municipal Antônio Fleury Filho, em São José do Rio Preto (SP), desenvolveram um projeto que narra a história da chegada dos portugueses ao Brasil sob o ponto de vista dos indígenas.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Com a finalidade de reforçar a importância histórica e cultural dos índios nos dias atuais, as atividades foram realizadas ao longo da última semana. A escola se transformou para receber o projeto, o pátio virou uma aldeia com oca e até um lago, tudo construído pelas crianças.
Durante a apresentação, a turma encantou os colegas e os pais com encenações, maracás e lendas indígenas, como a da Vitória-Régia. O público também pôde ver maquetes, cartazes e desenhos produzidos pelos alunos.
Segundo a professora Rosilaine, o objetivo do projeto é promover o respeito às diferenças.
Reprodução/TV TEM
Segundo a professora Rosilaine Batista da Silva, o projeto vai além da educação escolar. “Quando a gente aprende sobre alguma coisa, a gente aprende a respeitar. Um dos motivos desse trabalho é ensinar a lidar com a diferença. Para viver em democracia, a gente precisa respeitar cada um do jeito que ele é, independente da sua cor, raça ou religião”, destaca em entrevista à TV TEM.
Os alunos se envolveram de forma ativa e demonstraram aprendizado com entusiasmo. “Aprendi sobre os instrumentos, as brincadeiras e as comidas dos povos indígenas”, conta José Ygor, de 10 anos.
“Aprendemos palavras da língua tupi e vimos que muita coisa do nosso vocabulário vem deles”, completa Juan Pablo, de 11 anos.
Alunos homenageiam ‘Dia dos Povos Indígenas’ com projeto que valoriza cultura e história em Rio Preto.
Reprodução/TV TEM
A coordenadora pedagógica Aline Geraldo Moraes ressalta o impacto positivo da ação. “A comunidade toda se envolveu. Muitos pais ficaram surpresos com o que os filhos aprenderam e levaram para casa”, conta.
A apresentação também emocionou os pais. À reportagem, Josiane Pereira, mãe da Luísa, conta que ficou impressionada com o trabalho das crianças.
“Achei o projeto maravilhoso. Uma inclusão muito importante na nossa história. Aprendi junto com a minha filha”, conta.
A escola se transformou para receber o projeto e tudo foi construído pelas crianças.
Reprodução/TV TEM
Marcos Henrique, de 11 anos, resumiu a importância do tema.
“Se não existissem os indígenas, a gente nem ia ter milho. Eles protegeram a terra e deixaram muita coisa valiosa para a gente”, relata.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.