Qual foi a causa da morte do Papa Francisco? Pontífice morre aos 88 anos no Vaticano

papa Francisco

Qual foi a causa da morte do Papa Francisco? A pergunta se espalhou pelo mundo nesta segunda-feira (21), após o falecimento do pontífice aos 88 anos, no Vaticano. A morte do líder da Igreja Católica causou comoção global e levantou dúvidas sobre o que teria motivado o desfecho, após anos de fragilidade na saúde.

O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica: “Caríssimos irmãos e irmãs, é com profunda dor que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai”.

A declaração foi divulgada às 9h47 (horário da Itália), poucas horas após a confirmação da morte.

Ainda que o Vaticano não tenha detalhado qual foi a causa da morte do Papa Francisco, fontes ligadas à agência Ansa afirmam que o falecimento pode ter sido provocado por uma hemorragia cerebral.

As mesmas fontes descartam relação direta com os problemas respiratórios que o pontífice enfrentava. No domingo de Páscoa, um dia antes da morte, ele fez uma breve aparição para abençoar fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Papa havia pedido funeral simples e fora da Basílica de São Pedro

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro pontífice latino-americano da história e comandou a Igreja Católica desde 2013.

Recentemente, ele já havia indicado o desejo de simplificar os ritos funerários, pedindo que seu corpo não fosse exposto fora do caixão e que o sepultamento ocorresse na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma — e não em São Pedro, como manda a tradição.

O funeral seguirá os moldes definidos pelo próprio papa. O corpo será velado na Basílica de São Pedro, com visitação aberta ao público, e a missa de corpo presente está prevista para ocorrer na Praça de São Pedro, sob coordenação do colégio de cardeais.

The post Qual foi a causa da morte do Papa Francisco? Pontífice morre aos 88 anos no Vaticano appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.