Residente do local divulgou um vídeo relatando precariedades na estrutura
A Universidade Federal de Santa Catarina publicou, na noite da última sexta-feira (18), uma nota afirmando que a instituição trabalha para melhorar as condições da Moradia Estudantil. O local tem capacidade para abrigar cerca de 150 estudantes.
Uma das moradoras, Suellem Lima, estudante de direito, publicou, na última semana, um vídeo nas redes sociais denunciando diversas precariedades na estrutura. No relato, ela afirma que tem problemas com o elevador, que, segundo ela, trava toda semana, e com a disponibilidade de água quente, destacando que já teve que tomar banho gelado inúmeras vezes por conta disso.
Em resposta às denúncias, a UFSC afirma que já está trabalhando para melhorar todos os problemas apontados e reconhece que o conteúdo do vídeo “expressa, de forma legítima, a insatisfação de quem busca na universidade não apenas formação acadêmica, mas também condições dignas de permanência”.
Visando a melhoria, a universidade instituiu um grupo de trabalho, composto por representantes da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Prefeitura Universitária (PU), Secretaria de Comunicação (SECOM) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). A primeira reunião do grupo foi realizado na quinta-feira da semana passada (17). Neste encontro, cinco problemas e ações de melhoria foram citados:
- Iluminação nos corredores: Para esta semana, está prevista a substituição de cinco lâmpadas, que estavam queimadas, e o reposicionamento de sensores de presença;
- Água amarelada nas torneiras: Filtros já foram trocados e a situação já foi normalizada;
- Problemas na internet: de segunda (14) a quinta-feira (17), equipes estiveram no local e já resolveram os problemas
- Falhas no elevador: segundo a instituição, o serviço não está sendo bem executado pela empresa terceirizada contratada. Desta forma, um processo administrativo será instaurado contra a mesma
- Falta de água quente nos chuveiros: os dois boilers responsáveis pelo aquecimento da água estão com a vida útil esgotada. Na sexta-feira (17), um deles foi concertado, reestabelecendo o fornecimento de água quente para metade dos moradores. Para a outra metade, duas soluções são estudadas: aquisição de um novo equipamento ou a instalação de estruturas móveis de banho quente. A solução definitiva está prevista em uma obra de maior porte que já se encontra em etapa para a licitação. Enquanto isso, a Moradia conta com três chuveiros elétricos que podem ser utilizados pelos moradores.
A UFSC finaliza a nota dizendo: “Reafirmamos que estamos atentos, com todas as nossas equipes e setores técnicos, para oferecer respostas rápidas e eficazes. Nosso compromisso com a permanência estudantil é inegociável. Destacamos que situações como essa refletem o subfinanciamento persistente das universidades federais, que compromete a capacidade de investimento em infraestrutura e manutenção.
A Moradia Estudantil da UFSC constitui-se parte da política de permanência, e a Universidade segue empenhada em garantir que esse espaço ofereça condições adequadas de acolhimento e dignidade aos seus moradores, mesmo diante das graves restrições orçamentárias vigentes”.

Acidente entre dois veículos deixa 9 vítimas em Chapecó
Uma pessoa ficou presa às ferragens após capotamento no Goio-ên
Um acidente de trânsito na SC-480, próximo à divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, envolveu dois veículos e deixou nove feridos na manhã desta segunda-feira (21) no Goi-ên em Chapecó, no Oeste do estado.