
O funeral do papa Francisco acontecerá nos próximos dias. Contudo, o processo será mais simples do que as realizadas para papas anteriores. Isto porque o próprio Francisco aprovou uma simplificação da cerimônia em um decreto de 2024. O papa Francisco morreu aos 88 anos, após uma pneumonia.
Em 2024, o agora falecido papa aprovou o “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, um livro litúrgico que faz uma profunda revisão dos protocolos fúnebres de um líder da Igreja Católica. A partir disso, o funeral precisa demonstrar que aquela pessoa é um discípulo de Cristo, não alguém poderoso. Dessa forma, a cerimônia passou a ser mais simples.
Além disso, o funeral do papa precisa começar entre quatro e seis dias após sua morte. Então, para resistir ao processo e retardar a decomposição, o corpo é embalsamado.
Como será o funeral do papa Francisco?
A cerimônia fúnebre terá três etapas, ou três “estações”, como se refere o livro litúrgico.
Caixão de madeira
A primeira estação é a do caixão de madeira. Esta parte acontece na residência do papa morto. Antes, isso acontecia no quarto do pontífice. Agora, será em sua capela privada e, então, o Carmelengo fará a confirmação do óbito.
Até então, os papas que morriam eram colocados em um caixão de madeira nobre, um de chumbo e outro de carvalho, para retardar a decomposição do corpo.
Já a partir do funeral de Francisco, haverá apenas um caixão de zinco dentro do de madeira. O corpo de Francisco seguirá para a Basílica de São Pedro e então começa a segunda estação.
A despedida dos fiéis no funeral do papa Francisco
Uma vez que o caixão com o corpo estiver na Basílica de São Pedro, haverá a Missa Exequial. Essa cerimônia presta homenagem ao papa.
O caixão ficará em uma plataforma, diferentemente do que se fazia antes. Nos funerais anteriores, o caixão do papa ficava em uma estrutura alta. Depois da missa, o caixão será fechado, dando início a terceira estação do funeral do papa Francisco.
Sepultamento
O sepultamento do papa Francisco vai quebrar uma trdição secular. Ele escolheu ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
Normalmente, os papas eram enterrados na cripta do Vaticana, logo abaixo do altar principal da Basília de São Pedro, onde estão os restos mortais de 91 papas.
Francisco não se juntará a eles. O local que o papa escolheu é considerado o maior santuário à Virgem Maria do mundo cristão ocidental. Ele costumava ir rezar nesse local.
Novendiais
Por fim, haverá celebrações de missas por nove dias. São as chamadas “novendiais” e começam após a missa realizada com a chegada do corpo na Basílica de São Pedro. Assim, a Igreja Católica ficará de luto por nove dias.
The post Como será o funeral do Papa Francisco? Cerimônia terá formato inédito appeared first on Portal Norte.