
O Vaticano confirmou nesta segunda-feira (21) a causa da morte do papa Francisco, que faleceu aos 88 anos.
De acordo com o Vaticano, Francisco morreu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca. O falecimento ocorreu às 7h35 no horário local (2h35 em Brasília), na residência de Santa Marta, onde o pontífice vivia desde sua eleição, em 2013.
Segundo o boletim médico, Francisco teve um colapso cardiocirculatório irreversível. O quadro se agravou com pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por eletrocardiograma.
Francisco estava em recuperação de uma pneumonia nos dois pulmões, após ter passado 38 dias internado. Nos últimos dias, permanecia em casa, sob cuidados médicos. A certidão de óbito indica que ele entrou em coma antes do falecimento.
Em comunicado oficial, o Vaticano afirmou:
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. […] Recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
Quando vai ser o velório do Papa Francisco?

Os ritos funerários começaram ainda nesta segunda-feira. Às 14h (horário de Brasília), uma missa de sufrágio será celebrada na Basílica de São João de Latrão, em Roma, conduzida pelo cardeal Baldo Reina.
- Às 15h, será realizado o rito de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão, na capela privada do papa. A cerimônia será presidida pelo camerlengo Kevin Farrell.
- Na quarta-feira (23), o corpo de Francisco será transferido para a Basílica de São Pedro, onde fiéis poderão se despedir.
- O sepultamento ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma — algo incomum, já que os papas costumam ser enterrados na Basílica de São Pedro. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com Leão XIII.
Uma trajetória marcada pelo diálogo
O pontífice argentino, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o 266º papa da Igreja Católica e o primeiro latino-americano a ocupar o cargo. Também foi o primeiro jesuíta a assumir o papado e o primeiro da era moderna a suceder um papa renunciante.
Francisco nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Foi eleito papa em 13 de março de 2013, durante o segundo dia de conclave após a renúncia de Bento XVI. Segundo o próprio Bergoglio, sua eleição ocorreu contra sua vontade.
Durante os quase 12 anos de pontificado, Francisco marcou a Igreja com um discurso voltado à inclusão, à justiça social e ao diálogo com diferentes culturas e religiões. Ganhou reconhecimento global por seu compromisso com os mais pobres e marginalizados, além de sua postura crítica diante de desigualdades sociais.
*Com informações do Portal g1.
The post Vaticano revela causa da morte de Papa Francisco; veja de que pontífice morreu appeared first on Portal Norte.