
A madrugada desta terça-feira (22) reserva um verdadeiro show nos céus do Brasil: o pico da chuva de meteoros Líridas. O fenômeno, que começou a ser visto no país no dia 14, deve atingir seu auge por volta das 2h da manhã, no horário de Brasília.
Em áreas afastadas das luzes urbanas, a chuva de meteoros Líridas poderá ser observado a olho nu. Afinal, as condições ideais envolvem pouca interferência da lua e céus limpos. A expectativa é que até 18 meteoros por hora risquem o céu, principalmente na direção norte.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, do projeto Exoss e colaborador do Observatório Nacional, o ponto de maior atividade ocorre quando o radiante — local de onde os meteoros parecem surgir — alcança sua posição mais alta no céu.
Para facilitar a localização, De Cicco dá uma dica simples: estenda o braço direito para onde o Sol nasce e o esquerdo para onde ele se põe. Dessa forma, você estará de frente para o norte, direção ideal para observar a chuva de meteoros.
Esse fenômeno anual ocorre entre 14 e 30 de abril e tem origem nos rastros deixados pelo Cometa Thatcher. Quando a Terra cruza essa trilha de detritos, as partículas entram na atmosfera e se transformam nos populares “riscos de luz” conhecidos como estrelas cadentes.
Além do impacto visual, eventos como esse têm grande importância científica. A análise das chuvas de meteoros permite entender melhor a composição do espaço próximo à Terra e oferece pistas sobre a formação do Sistema Solar.
Esses dados também ajudam a prevenir danos a satélites e sondas espaciais. Assim, o céu estrelado desta terça não será apenas bonito, mas também útil para a ciência.
The post Madrugada de terça-feira terá pico da chuva de meteoros Líridas appeared first on Portal Norte.