Conclave terá 135 cardeais, uma média de 70 anos e menos europeus

Cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon, em 22 de abril de 2025, na Catedral de Santa Maria na cidade birmanesaSai Aung Main

Sai Aung Main

Um total de 135 cardeais, com idade média de 70 anos e a maioria deles nomeada pelo papa Francisco, se reunirão em conclave para eleger o próximo pontífice. A representação europeia ainda domina, mas menos do que na última eleição.

Como o limite de idade para a convocação ao conclave é 80 anos, 117 cardeais não participarão da eleição do próximo líder da Igreja Católica, marcada para o início de maio.

Entre os cardeais eleitores, os do Velho Continente serão os mais numerosos na Capela Sistina, com 53 representantes, ou 39%.

Em 2013, durante o conclave que levou à eleição do papa Francisco, 60 dos 115 cardeais eram europeus, ou 52%.

Após os cardeais europeus deste ano, seguem-se os da Ásia (23), América do Sul e Central (21), África (18), América do Norte (16) e Oceania (4), segundo a Santa Sé.

A Itália será novamente o país mais representado nas deliberações, com 17 participantes, embora esse número seja menor do que os 28 de 2013.

Estados Unidos (10) e Brasil (7) completam o pódio dos países com mais cardeais participantes do conclave. França e Espanha têm cinco cada.

A Argentina, país natal de Francisco, terá quatro representantes, assim como Canadá, Índia, Polônia e Portugal.

A Costa do Marfim, com dois cardeais eleitores, será o único país africano com mais de um cardeal no conclave.

Jerusalém será adicionada à lista de 70 países representados, uma cidade representada pelo patriarca latino da Cidade Santa, Pierbattista Pizzaballa, que completou 60 anos na segunda-feira.

A idade média exata do conclave é de 70 anos e 4 meses.

Atualmente, seu decano é Carlos Osoro Sierra, nomeado arcebispo de Madri (Espanha) em 2014 pelo papa Francisco. Ele fará 80 anos em 16 de maio.

O membro mais jovem do conclave é o arcebispo de Melbourne (Austrália), Mykola Bychok, de 45 anos, elevado à púrpura de cardeal em dezembro.

Dos 135 cardeais convocados para o conclave, 108 foram nomeados pelo papa Francisco: 40 na Europa, 20 na Ásia, 19 na América Central e do Sul, 15 na África, 10 na América do Norte e 4 na Oceania. Bento XVI nomeou 22 e João Paulo II cinco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.