Paciente oncológica denuncia falta de medicamentos no Ophir Loyola

Uma denúncia expõe a precariedade no atendimento a pacientes oncológicos no Pará. Uma paciente em tratamento de quimioterapia no Hospital Ophir Loyola identificada como Soraia Pinheiro, relatou em postagem publicada nesta terça-feira (22) nas redes sociais, a falta de medicamentos essenciais para o procedimento.

Segundo ela, desde fevereiro aguarda a realização de uma medicação (Perjeta) que deveria ser administrada junto ao Taxol, mas o hospital não a recebeu há 15 dias. A situação, que já era preocupante, piorou: a paciente comunicou o caso ao Ministério Público para notificar o hospital, que segundo ela, não respondeu. Soraia teme que a medicação só chegue no dia seguinte à sua morte.

A denúncia, feita por meio de uma postagem no Instagram, aponta para uma tentativa anterior de chamar a atenção das autoridades e de quem pudesse ajudar, mas a paciente afirma que o direito à saúde, universal e garantido por lei, foi negligenciado.

“Minha postagem, ontem, foi uma tentativa de chamar a atenção por todos os agentes e aqueles que estavam ou ainda estão com o tratamento interrompido, porque o direito não pode virar privilégio, tem sua universalidade garantida em lei, se não por empatia e humanidade, mas por justiça algo precisa ser feito”, escreveu.

Soraia diz que só ouve como resposta para aguardar o medicamento. “Estão dizendo: tua vida não importa e todo o esforço para viver, diante de tanta adversidade, é inválido e jogado no lixo. Não, senhor Hospital Ophir Loyola e Ministério Público. Nossas vidas tem muito valor, senão pela vida em si, mas por tudo que já pagamos para o Estado garantir as políticas públicas e o SUS. Seguirei viva e na luta, “apesar de você””, declarou.

A indignação reflete o drama de milhares de brasileiros que enfrentam a interrupção de tratamentos essenciais, em um cenário de descaso que compromete vidas.

A equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Ophir Loyola e aguarda retorno em nota para atualização da matéria.

The post Paciente oncológica denuncia falta de medicamentos no Ophir Loyola appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.