Evento irá testar em tempo real capacidade de resposta frente a desastres naturais
No próximo dia 18 de maio, pelo menos 136 municípios de Santa Catarina estarão engajados na realização do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC). O exercício irá testar, em tempo real, a capacidade de resposta frente a cenários de risco elevado em Santa Catarina.
O evento simulará, das 8h às 17h, ocorrências reais como deslizamentos, enchentes e outros desastres naturais. As ações incluirão a evacuação de moradores de áreas de risco, montagem de abrigos provisórios e ações de ajuda humanitária, como cadastro de famílias, distribuição de itens essenciais e orientação à população.
Segundo a Defesa Civil, a capacidade de resposta a desastres depende da articulação entre municípios e o Estado, e simulações como essa são fundamentais para identificar falhas, aperfeiçoar protocolos e salvar vidas. A proposta é envolver todos os Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), estruturas locais responsáveis por atuar em situações de emergência, além das Coordenadorias Regionais da Defesa Civil e parceiros federais.
A população também é convidada a participar ativamente da simulação, colaborando com as ações propostas e compreendendo seu papel na construção de uma cultura de prevenção. A SPDC destaca que a presença comunitária é essencial para o sucesso do simulado e para o fortalecimento da resiliência das cidades catarinenses.

Baixa adesão preocupa SPDC
O projeto pretende mobilizar toda a estrutura estadual de resposta. Porém, para a Defesa Civil, a menos de um mês do evento, a adesão ainda é baixa. O número de municípios que efetuou a inscrição oficial no Simulado representa menos da metade das 295 cidades catarinenses. A expectativa era alcançar uma participação recorde, com todos os municípios engajados.
Para o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, o simulado é uma oportunidade ímpar para fortalecer a preparação do sistema estadual de proteção. “Precisamos estar prontos para atuar com eficiência em situações críticas. A baixa adesão preocupa, pois compromete a eficácia da resposta integrada. Esse simulado é sobre salvar vidas.”

Última chamada para adesão
As inscrições para participação no simulado foram abertas em janeiro de 2025 e ainda estão disponíveis. A Secretaria reforça que ainda há tempo para os municípios aderirem, planejarem suas ações locais e integrarem esse grande exercício coletivo.
A expectativa é que, até a data do evento, mais municípios se mobilizem. Segundo o Governo do Estado, a adesão é fundamental porque, além da resposta operacional, a simulação será usada para atualizar cadastros populacionais, distribuir materiais educativos e sensibilizar a população sobre os riscos e a importância da preparação prévia para desastres.

Incêndio atinge galpão na Colônia Agroindustrial em Palhoça
Incidente na unidade penitenciária foi controlado sem vítimas, afirmou a SEJURI
Um incêndio atingiu um galpão dentro da Colônia Penal Agroindustrial do município de Palhoça, na Grande Florianópolis, na tarde desta quarta-feira (23). Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (SEJURI), o caso foi acidental e ninguém se feriu.