
No ar desde 1974, a “Sessão da Tarde” é a faixa oficial de filmes das tardes da TV Globo de segunda à sexta. Assim, fixa na programação há tanto tempo, ela já é parte da rotina e da história dos brasileiros. Em comemoração aos 60 anos da emissora, a Globo revelou como escolhe os títulos que vão ser exibidos.
Primeiramente, a curadoria começa levando vários aspectos em conta. Como por exemplo: a época do ano, os dados da audiência e até o noticiário. Depois disso, outras variáveis entram nessa equação.
A emissora tem um catálogo classificado por gêneros e temas. Então, a estruturação da grade começa por um cruzamento de dados: os índices da audiência x resultados de pesquisas com consumidores.
Apesar de usar a tecnologia nesta etapa, a palavra final é humana. De acordo com a emissora,o fator “pessoas” é indispensável, afinal, a programação é feita para elas.

O que influencia a escolha dos filmes da ‘Sessão da Tarde’?
Há vários fatores relevantes na escolha dos filmes da “Sessão da Tarde”. A Globo revelou que aspectos como a época que o filme vai passar é um dos grandes influenciadores nas decisões finais. Dessa forma, para o início do ano a emissora opta por história de superação e comédias leves.
Durante os meses de abril e agosto acontece a maioria dos lançamentos de novos títulos. Então, nessa época a emissora afirma que é mais permitido ousar. Quando chega o mês das férias, julho, o foco é no público que está passando as tardes em casa, como as crianças e seus responsáveis.
E a decisão final?
Então, chega a parte de planejar a grade em si. Nesta parte, a Globo inicia por um planejamento macro e vai afunilando gradualmente.

Planejamento anual
A equipe define os títulos para o ano. Assim, a equipe seleciona cerca de 300 filmes do catálogo.
Trimestre
No início de cada trimestre, monta-se a programação para as 12 semanas seguintes.
Semanalmente
Posteriormente, a programação é revista e reajustada se necessário. Nesse momento, leva-se em consideração os acontecimentos do Brasil e do mundo que podem tornar propícia a exibição de um filme que não estava no planejamento.

De onde vêm esses filmes?
Os filmes da “Sessão da Tarde” chegam à Globo por meio de distribuidoras, além de empresas parceiras. Entre elas estão a ShowBox, da Coreia do Sul, Minerva Pictures, da Itália, Disney, NBCU, Sony, MGM e Lionsgate, além das produções nacionais. .
Outras curiosidades sobre os filmes exibidos na ‘Sessão da Tarde’

A Globo tem uma diretriz sobre a reprise de filmes na “Sessão da Tarde”. A regra é clara e proíbe que o mesmo título passe mais de uma vez em menos de seis meses.
Além disso, o planejamento pode mudar caso algo muito relevante aconteça. A Globo usou como exemplo a indicação de Fernanda Torres ao Oscar. Quando isso aconteceue, eles optaram por trocar a “Sessão da Tarde” por dois episódios da série “Tapas e Beijos”, que a atriz protagonizava ao lado de Andréa Beltrão.
The post Globo revela como escolhe os filmes que passam na ‘Sessão da Tarde’; entenda appeared first on Portal Norte.