Imagine pedir um carro por aplicativo e, ao invés de um motorista, você se deparar com uma Kombi elétrica autônoma. Isso pode virar realidade em Los Angeles já no ano que vem: a Volkswagen planeja incluir minivans elétricas ID Buzz com sistema autônomo nos serviços da Uber.
A expectativa é que o serviço comece a ser testado ainda este ano, mas com motoristas reais no volante. O objetivo final é ter “milhares” desses carros circulando pelos Estados Unidos no futuro.

Volkswagen quer Kombi elétrica autônoma no Uber
Quando você pensa em robotáxis (táxis autônomos), provavelmente pensa na Tesla ou na Waymo. Apesar de ser mais discreta, a Volkswagen também está trabalhando nesse setor.
Segundo o The Verge, a marca alemã está desenvolvendo seu próprio sistema de direção autônoma há mais de uma década e finalmente está pronta para colocá-lo em prática. Para isso, a Kombi elétrica ID Buzz (uma minivan bem parecida com a Kombi clássica) será equipada com sensores de direção autônoma e software da subsidiária Moia, para operar dentro da plataforma Uber.
Segundo a Volkswagen, o objetivo é ter “milhares” destes veículos operando em cidades nos Estados Unidos na próxima década. Por enquanto, a empresa está mantendo o pé no chão: os testes com motoristas devem começar este ano, partindo para operação sem motoristas apenas após a liberação dos órgãos competentes. Os serviços no Uber devem começar apenas em 2026.
De início, as caronas serão bem diferentes do que estamos acostumados. A Kombi elétrica da VW comporta até sete passageiros e, de acordo com a empresa, entrarão em serviço como uma frota de compartilhamento de viagens sob a subsidiária Moia. Seria um esquema de “caronas compartilhadas”.

Volkswagen já testou direção autônoma antes
Essa não é a primeira vez que a VW testa a direção autônoma:
- Em 2023, a empresa implementou uma frota de veículos autônomos Buzz em Austin, no Texas. Os modelos usavam tecnologia da Mobileye, empresa de sensores e softwares de assistência ao motorista de propriedade da Intel;
- Antes disso, testes já haviam sido conduzidos na Alemanha, lar da montadora. O serviço de “caronas compartilhas” existe em Hamburgo desde 2017, sob responsabilidade da Moia;
- Alguns contratempos apareceram no caminho, como parcerias com startups de direção autônoma que não deram tão certo. A Argo, uma dessas startups, perdeu financiamento da VW e da Ford e foi forçada a fechar as portas.
Em comunicado, o CEO da Volkswagen Autonomous Mobility, Christian Senger, destacou como a “Volkswagen não é apenas uma fabricante de automóveis”, mas quer moldar o futuro da mobilidade. A parceria com a Uber seria um passo nesse direção.
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A Uber também já tem outros acordos com empresas de veículos autônomos, como a Waymo e a WeRide.
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