Gêmeas siamesas nascidas em Manaus passarão por cirurgia de separação em hospital de Goiás

As gêmeas siamesas Yasmin Vitória e Eliza Vitória, nascidas no último dia 9 de abril na maternidade estadual Ana Braga, em Manaus, foram transferidas nesta quinta-feira (24) para um centro de referência em Goiás, onde passarão por cirurgia de separação.

Elas nasceram com a rara condição de toracoonfalópagas, unidas pelo tórax e abdômen, um caso inédito nos 20 anos de funcionamento da unidade de saúde amazonense.

A transferência aconteceu por meio do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com apoio do Ministério da Saúde.

Gêmeas siamesas transferidas de Manaus. – Foto: Divulgação/ SES-AM.

As meninas chegaram a Goiânia em uma UTI aérea, acompanhadas por uma equipe médica especializada, além da mãe, Elizandra da Costa, e da avó materna.

O cirurgião pediátrico Zacharias Calil, referência nacional com 22 procedimentos de separação de siameses ao longo de 25 anos, vai realizar a cirurgia no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiás.

Estabilidade das gêmeas siamesas

Antes da transferência, equipes médicas da rede estadual avaliaram as gêmeas com apoio da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM).

Além disso, o médico Rodrigo Mascarenhas, coordenador aeromédico da transferência, destacou a estabilidade clínica das gêmeas e o uso do “método canguru”. Uma técnica que promove contato direto com a mãe para conforto e segurança.

“É um caso complexo, mas as meninas estão surpreendentemente bem. Estão sem aparelhos, respirando ar ambiente e em total proximidade com a mãe”, afirmou.

Bebês devem passar por cirurgia em breve. – Foto: Divulgação/ SES-AM.

A mãe das gêmeas siamesas, que veio de Monte Alegre (PA) para Manaus em busca de atendimento especializado, elogiou o acolhimento recebido.

“A equipe foi maravilhosa, me senti segura desde o início. Ter esse suporte faz toda a diferença para nós, mães, principalmente em um momento tão delicado”, disse Elizandra.

Com a cirurgia prevista para os próximos dias, a expectativa da equipe médica é positiva. Por fim, a evolução das meninas segue sendo monitorada de perto pelas equipes do Amazonas e de Goiás.

The post Gêmeas siamesas nascidas em Manaus passarão por cirurgia de separação em hospital de Goiás appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.