‘Culpa do governo’, diz capitão Alberto Neto sobre fraude no INSS

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na quarta-feira (23), uma operação para desarticular um esquema de fraude que desviou até R$ 6,3 bilhões em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 2019 e 2024.

Conforme as investigações, aposentados e pensionistas tiveram descontos irregulares em seus pagamentos, em um dos maiores escândalos da história da Previdência Social.

Capitão Alberto Neto sobre fraude no INSS

O caso já gera repercussão política, com críticas da oposição ao governo Lula. Em entrevista à CNN, o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), vice-líder da oposição, afirmou que já havia solicitado informações ao Ministério da Previdência devido a denúncias de irregularidades.

Capitão Alberto Neto em entrevista à CNN – Foto: Reprodução/CNN/Youtube.

“Esse golpe sempre existiu, mas eles se sentiram tão à vontade que, em 2022, o número de vítimas dobrou. Muitos sindicatos e associações envolvidas nem sequer existem de fato. Prometiam seguros de vida, assistência ou saúde, mas nada era cumprido. Os aposentados estão sendo lesados no nosso país”, declarou.

Alberto Neto

O parlamentar atribuiu a “incompetência do governo” pela continuidade do esquema.

“A culpa é do governo! Me informei no ano passado, era assunto notório na imprensa, e mesmo assim nada foi feito. Quando se sabe do golpe e não age, é porque compactua”, acusou.

Culpados

Já o deputado Mauro Heringer (PDT-MG), líder do partido na Câmara, evitou responsabilizar apenas o Executivo, mas criticou a “leniência no serviço público”.

“Continua no Brasil o banditismo operando dentro dos órgãos de governo. Não tenho dúvida de que há culpados, mas não posso apontá-los sem conhecer o processo. O problema é estrutural: todo lugar que tem dinheiro atrai falcatruas”, disse.

O escândalo expõe a vulnerabilidade do sistema previdenciário e deve pressionar o governo por respostas. Enquanto a oposição cobra responsabilização, autoridades investigam se houve conivência de servidores e organizações criminosas por trás dos desvios.

The post ‘Culpa do governo’, diz capitão Alberto Neto sobre fraude no INSS appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.