Preços nos supermercados sobem no governo Lula, segundo pesquisa

Preços nos supermercados sobem no governo Lula

O preço dos alimentos disparou de 2023 até os dias atuais, e muitos brasileiros têm questionado os sucessivos aumentos registrados nos supermercados.

Segundo um levantamento divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Paraná Pesquisas, os preços dos produtos nos supermercados subiram após o presidente Lula retornar ao comando do país.

De acordo com os dados, 73,7% dos entrevistados afirmam que os preços aumentaram durante o governo Lula. Outros 16,9% acreditam que os valores permaneceram estáveis, enquanto 7,1% disseram que os preços diminuíram.

A pesquisa também destacou a percepção da população em relação ao acesso a produtos como cerveja e picanha, que foram citados em promessas de campanha do presidente.

Para a maioria, esses itens ainda estão com preços elevados e difíceis de serem comprados — e essa percepção negativa é mais acentuada na região Sul do Brasil.

O levantamento ouviu 2.020 eleitores em 160 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, entre os dias 16 e 19 de abril. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Aumento no preço dos alimentos: entenda o que está por trás da alta

O preço dos alimentos tem sido uma das maiores preocupações dos brasileiros nos últimos meses. Quem vai ao supermercado percebe que os produtos essenciais estão cada vez mais caros, pesando no orçamento das famílias. Mas será que há chances de alívio nos preços em 2025?

Em 2024, os alimentos registraram um aumento médio de 7,7% em relação ao ano anterior, segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a referência oficial da inflação no Brasil.

The post Preços nos supermercados sobem no governo Lula, segundo pesquisa appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.