Vazamento de dados na XP: veja o que foi exposto, os riscos e como se proteger de golpes

Clientes da XP Investimentos foram informados nesta semana sobre um vazamento após um acesso não autorizado a dados hospedados por um fornecedor externo da corretora.

Apesar da exposição de informações cadastrais e dados de conta, a XP garante que nenhuma senha, assinatura eletrônica, biometria, CPF ou documentos foram acessados. Os recursos financeiros dos clientes também não teriam sido comprometidos.

O incidente ocorreu em 22 de março e, segundo a empresa, foi imediatamente bloqueado.

O que foi exposto no vazamento da XP?

De acordo com a XP, os seguintes dados ficaram visíveis a terceiros:

  • Informações pessoais como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade;
  • Dados sobre produtos financeiros contratados (como se o cliente possui cartão de crédito, seguro, consórcio ou previdência), sem detalhamentos;
  • Informações de conta, incluindo número da conta, saldo, posição financeira, nome do assessor e limite de crédito referentes ao mês de março.

A corretora ainda não informou quantos clientes foram afetados, mas admite que investidores de todo o grupo XP podem ter sido impactados.

Além disso, a XP afirma que não há necessidade de alterar senhas e que seus canais digitais seguem operando normalmente. Ainda assim, especialistas recomendam cautela.

Ataque hacker
Ataque hacker. Foto – Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Quais são os riscos?

Apesar de os dados terem sido apenas visualizados — sem cópias ou vazamento direto do sistema —, a XP alerta para o risco de golpes de engenharia social. Criminosos podem usar os dados obtidos para aplicar fraudes, simulando atendimentos da corretora ou outras empresas.

A XP reforça que não solicita senhas, tokens ou códigos por SMS ou e-mail, e que qualquer contato suspeito deve ser ignorado e denunciado por meio dos canais oficiais.

Como se proteger?

  • Desconfie de ligações, e-mails e mensagens não solicitadas em nome da XP ou de outras instituições;
  • Nunca forneça dados sensíveis por telefone ou mensagens, mesmo que o contato pareça legítimo;
  • Use senhas fortes e diferentes para cada serviço;
  • Acesse os serviços da XP apenas por meios oficiais (aplicativos, site ou telefone);
  • Fique atento a transações suspeitas e, em caso de dúvida, entre em contato com o atendimento oficial da XP.

*Com informações do Globo.

The post Vazamento de dados na XP: veja o que foi exposto, os riscos e como se proteger de golpes appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.