Santa Catarina tem mais de 11 mil escoteiros e o Brasil contabiliza mais de 100 mil pessoas envolvidas com o escotismo, informou a diretora presidente do “Escoteiros do Brasil”, sede Santa Catarina, Vanessa Cristina Melo Randig em sua manifestação, durante a interrupção da sessão ordinária da manhã desta quinta-feira ( 24) no Parlamento.
Vanessa foi convidada pelo deputado Altair Silva (PP) para reverenciar o Dia do Escoteiro, celebrado no mundo no dia 23 de abril, e apresentar a atuação da entidade e do movimento escoteiro no Estado, que existe desde 1913.
Primeira mulher eleita presidente da entidade, Vanessa destacou que o escotismo tem essa essência: de se reinventar e de se conectar com as novas tendências.
“Em cem anos de movimento, é a primeira vez em Santa Catarina que a entidade é liderada por mulheres”. Vanessa observou que o principal desafio do escotismo é ajudar a formar o caráter das crianças e jovens, promovendo a importância da ética, dos valores sociais e do bem comum. Ela enfatiza, ainda, que a Organização Mundial do Movimento Escoteiro entende que quanto mais jovens participarem do escotismo, melhor será o mundo.
“Em Santa Catarina somos mais de cinco mil voluntários e no mundo, mais de 200 milhões de pessoas impactadas pelo escotismo”, informou. Ela destacou a importância da parceria do Parlamento catarinense para o fortalecimento do movimento no Estado.
“Hoje é um dia de agradecer e de reverenciar a importância do escotismo para a formação das nossas crianças e jovens. Agradecer por essa parceria com o Poder Legislativo, para que organizações, como a nossa, possam se fortalecer e se consolidar”, disse.
Para o deputado Altair Silva, que propôs a participação do movimento, testemunhar o protagonismo feminino do escotismo catarinense é muito especial. “O escotismo em Chapecó e região é muito atuante e forte. Para nós, do Parlamento, hoje é um dia para dar voz a esse movimento, que ele se fortaleça e se perpetue”, disse o parlamentar informando que suas duas filhas também cresceram no movimento escoteiro.
“Se queremos melhorar o mundo, o caminho é investir na formação e caráter das crianças e dos nossos jovens”, apontou. Sua manifestação foi reforçada pelas palavras da deputada Luciane Carminatti (PT), e do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) que observaram que o escotismo foca na disciplina, empreendendo ações para a construção de um caráter empático, solidário e fraterno.
“É um movimento de partilha que cultiva a esperança”, disse Padre Pedro. “É um trabalho carregado de disciplina e de formação de caráter”, emendou a deputada Luciane.
Movimento
O Movimento Escoteiro em Santa Catarina existe desde 1913. O primeiro registro no Brasil foi em 1909, e a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) foi fundada em 1924.
No dia 23 de abril, comemora-se o Dia do Escoteiro em boa parte do mundo. A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell, por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorge, patrono do Escotismo – na época, em 1910, era comum que se escolhessem santos como patronos.
Hoje em dia, mesmo sem o caráter de “santo”, Jorge da Capadócia continua sendo referência para os escoteiros.
Fonte: Valquíria Guimarães
Agência AL
O post Com mais de 11 mil escoteiros em SC, Dia do Escoteiro é reverenciado no Parlamento apareceu primeiro em Alto Vale Agora.