Novo ministro das Comunicações vai se reunir com rival chinesa da Starlink

O ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, participa, a partir deste sábado, 26, da missão oficial brasileira à China, liderada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. O objetivo principal da viagem é organizar a agenda da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático, marcada para o próximo mês. A comitiva desembarca em Pequim neste domingo, 27.

Na agenda estão encontros com representantes de grandes empresas chinesas de telecomunicações e tecnologia. A expectativa do governo é atrair novos investimentos e ampliar parcerias estratégicas para acelerar projetos de conectividade, com foco especial em áreas rurais e remotas.

Acordo Telebras e SpaceSail

Um dos temas-chave na pauta da viagem é o memorando de entendimento já firmado entre a Telebras e a empresa chinesa SpaceSail. O acordo prevê estudos sobre demanda e viabilidade técnica para oferecer internet de alta velocidade via satélite, especialmente em locais onde a infraestrutura terrestre, como fibra óptica, não chega.

A SpaceSail desenvolve uma rede própria de satélites de órbita baixa (LEO, na sigla em inglês), tecnologia que permite maior velocidade e menor latência comparada aos sistemas tradicionais.

A aproximação com empresas como a SpaceSail visa solucionar um dos principais desafios do Brasil na área de telecomunicações: levar conectividade eficaz e confiável às regiões mais isoladas do país.

Expansão comercial e tecnológica

Esta missão oficial à China está alinhada à estratégia do governo brasileiro de diversificar parcerias internacionais e fortalecer a capacidade tecnológica nacional. Além da SpaceSail, outras grandes companhias chinesas do setor serão visitadas com o intuito de atrair investimentos adicionais em infraestrutura digital, fundamentais para a expansão econômica e inclusão social no Brasil.

A viagem do presidente Lula à China, prevista para ocorrer nas próximas semanas, deverá consolidar os avanços nas negociações iniciadas nesta etapa preparatória. (Com assessoria de imprensa)

O post Novo ministro das Comunicações vai se reunir com rival chinesa da Starlink apareceu primeiro em TeleSíntese.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.