Autor de ‘Torto Arado’, Itamar Vieira Junior encerra Semana da Leitura em Bauru


Um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea, Itamar participou de bate-papo organizado pelo Senac, em Bauru (SP). Autor de ‘Torto Arado’, Itamar Vieira Junior encerra Semana da Leitura em Bauru (SP)
Anderson Camargo/TV TEM
O escritor Itamar Vieira Junior participou do encerramento da 10ª Semana Senac de Leitura em Bauru na noite desta sexta-feira (25), em Bauru (SP). O autor de “Torto Arado” fez um bate-papo com leitores no auditório do Sindicato Cidadão, local que reuniu cerca de 200 pessoas.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O evento foi o destaque da programação, que começou na última terça-feira (22) em diversas unidades do Senac pelo estado. Itamar é um dos principais nomes da nova geração de escritores brasileiros, quando ganhou destaque nacionalmente em 2019 com o lançamento de “Torto Arado”, obra sucesso de crítica e de público.
O livro rapidamente se tornou um clássico da atual geração, integrando a lista de vestibulares, além de ter ganhado adaptações para a música e o teatro. Com ele, Itamar venceu o Prêmio Jabuti – o mais importante da literatura brasileira – na categoria romance literário em 2020. O livro já vendeu mais de 1 milhão de cópias. No bate-papo com o público, o escritor falou sobre a importância da leitura em sua vida.
LEIA TAMBÉM
Com nota 980 na redação do Enem, jovem de Botucatu conta que treinou e apostou em repertório sociocultural
Itamar Vieira Júnior venceu o prêmio Jabuti com Torto Arado, em 2019
Divulgação
“Antes de ser autor, eu sou leitor. Se alguém me pedir um dia para decidir o que eu faria, se eu só pudesse escolher entre ler ou escrever… eu escolheria ler. Porque a leitura me permite viver outras vidas. A escrita também. Mas não na velocidade nem intensidade que a leitura permite”
Itamar Vieira Junior é natural de Salvador (BA) e fez graduação e doutorado em Geografia na Universidade Federal da Bahia. Atuou como servidor público do Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. O ambiente rural, o misticismo e a vida de personagens marcados pela miséria e abandono são temas recorrentes em suas obras, como Torto Arado e Salvar o Fogo – vencedor do Prêmio Jabuti de 2024.
O autor diz que são histórias sobre traumas coloniais e também da escravidão, realidade que ele viu de perto durante as viagens pelo sertão nordestino à serviço do Incra. Para ele, a literatura tem grande poder de transformação, e suas obras permitem que os brasileiros se reencontrem com sua história e entendam o país em profundidade.
“O ser humano desde que convencido de que a leitura pode lhe relevar mundos, permitir que ele viva outras vidas… vai descobrir que a literatura pode lhe proporcionar muitas coisas”
Autor de ‘Torto Arado’, Itamar Vieira Junior encerra Semana da Leitura em Bauru (SP)
Anderson Camargo/TV TEM
O escritor também compartilhou com o público a experiência de seu último lançamento, o livro infantil “Chupim”. A obra – a primeiro de Itamar dedicada às crianças – fala sobre a desigualdade no Brasil através do olhar de uma criança que vai trabalhar no campo com a família. Itamar disse que produzir para este público era um desejo antigo, e que a escrita do livro não foi fácil, já que é preciso tratar de um tema sério alinhado à leveza da infância.
Ao fim do bate-papo, Itamar respondeu a perguntas do público e também autografou livros.
“A literatura compartilha a experiência humana. E isso é universal. O medo, a coragem, os afetos, vida e morte. Quando eu escrevo eu me entrego inteiramente à esse mundo. Ele está vivo. Ele vive durante o tempo que estou escrevendo. Escrevo com tudo o que tenho””, finaliza.
Em 2022, o g1 conversou com o autor sobre a diferença entre o número de propriedades rurais entre brancos e negros e a disparidade no tamanho delas. Confira no vídeo abaixo.
‘Exclui o acesso a terras’, autor de Torto Arado explica o racismo fundiário
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.