
A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau) confirmou, nesta sexta-feira (25), a primeira morte por dengue em 2025.
A vítima era uma mulher de 48 anos, que vivia temporariamente em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.
Ela morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR) três dias após ser atendida na rede pública com sintomas da doença.
Vítima apresentou sintomas clássicos da dengue
De acordo com a Sesau, a paciente apresentou febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dores nas articulações e atrás dos olhos, além de vômitos. O caso estava sob investigação desde o dia 15 de abril.
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HGR comunicou o caso ao Núcleo de Controle de Febre Amarela e Dengue (NCFAD), da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), que iniciou imediatamente o protocolo de investigação.
“A confirmação do óbito suspeito de dengue é fundamental para entender a doença e melhorar a assistência ao paciente. O objetivo da investigação de óbito é identificar fatores que contribuem para o agravamento da doença e a morte”, explicou Rosangela Santos, gerente do NCFAD.
Equipes atuam no controle do mosquito em Pacaraima
Após a notificação, equipes estaduais e municipais realizaram ações de controle vetorial e busca ativa de casos suspeitos nas imediações da residência da vítima, em Pacaraima.
“O que chama atenção nesse caso foi a sintomatologia crítica, como a dor abdominal relatada pela paciente, além dos sintomas clássicos como febre e dores musculares”, reforçou Rosangela.
A CGVS confirmou que atualmente circula o sorotipo DENV-2 na comunidade Boca da Mata, em Pacaraima.
No entanto, os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) estão presentes no estado, aumentando o risco de surtos e epidemias, especialmente em períodos de chuvas e calor, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Roraima registra aumento de casos em 2025
O painel de monitoramento da Sesau, atualizado em 14 de abril, aponta 720 notificações de dengue em Roraima em 2025, sendo 77 casos confirmados, 136 casos prováveis e 584 descartados.
Nas últimas cinco semanas epidemiológicas, foram registrados dois casos de dengue em indígenas da comunidade Boca da Mata, ambos infectados pelo vírus DENV-2. Até o momento, não há casos confirmados na sede administrativa de Pacaraima.
Nos últimos cinco anos, Roraima contabilizou três mortes por dengue: uma em 2020, uma em 2021 e outra em 2022.
The post Roraima confirma primeira morte por dengue em 2025; casos preocupam autoridades appeared first on Portal Norte.