A trajetória de Luísa Militão Vicente Barroso é a prova viva de que sonhos grandes não têm idade para se realizarem. Natural de Inhapim, cidade do interior de Minas Gerais, Luísa acaba de conquistar um feito que tem inspirado milhares de pessoas em todo o Brasil: aos 25 anos, ela se tornou a juíza federal mais jovem a tomar posse no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
A jovem magistrada, que definiu a conquista como “o sonho de uma vida” em suas redes sociais, alcançou o segundo lugar no disputadíssimo concurso para juiz federal substituto. A vitória coroou anos de dedicação intensa, disciplina e amor pela Justiça.
Luísa começou a pavimentar esse caminho ainda no ensino médio, quando estudava no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAP-Coluni). Aos 17 anos, ingressou no curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e, desde então, traçou metas ousadas: queria a aprovação em concursos públicos ainda jovem — e conseguiu.
Antes mesmo de completar 25 anos, Luísa já havia sido aprovada para o cargo de promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia e também para a Defensoria Pública de Minas Gerais. Mas seu coração já tinha um destino certo: a Justiça Federal, paixão despertada durante um estágio no próprio TRF-1, entre 2019 e 2020. “Uma das épocas mais felizes da minha vida, que me fez ficar apaixonada pela Justiça Federal”, relembrou.
Em outubro de 2024, veio a notícia que mudaria sua vida: a aprovação no TRF-1. Ela ainda passou pelas provas de títulos e outras etapas, até tomar posse oficialmente no cargo. Emocionada, compartilhou em um vídeo nas redes sociais um pouco da rotina que a levou até lá — e também a gratidão às pessoas que, segundo ela, sonharam junto.
“Nem nos meus melhores sonhos ousei imaginar que seria aprovada nas três carreiras jurídicas, muito menos aos 25 anos, fechando com chave de ouro esse ciclo”, escreveu.
Agora, ela se prepara para a nova fase, levando consigo a mesma dedicação que a levou tão longe, tão cedo. “E que venha o trabalho”, finalizou em sua postagem — deixando claro que a história que começou em Inhapim ainda tem muitos capítulos brilhantes pela frente.
Veja:
The post Saiba quem é a juíza federal mais jovem a tomar posse no Brasil appeared first on Ver-o-Fato.