
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um inquérito para apurar possíveis riscos de desabamento da Ponte Rio Negro, em Manaus, após denúncias sobre erosão nas fundações da estrutura.
A investigação está sendo conduzida pela 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), diante da repercussão do caso na imprensa e da resposta do Governo do Estado, que nega a existência de risco.
O MP-AM já solicitou à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) explicações formais sobre a situação da ponte.
A pasta também deve apresentar o cronograma dos serviços de recuperação do talude atingido pela erosão. Além disso, deve enviar além fotos comprovando a recomposição do solo, caso a obra já tenha sido concluída.

A Sedurb, órgão responsável pelo desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus e pela execução de políticas públicas de infraestrutura, também acabou citada no processo, com base na Lei n° 6.225.
Governo nega riscos na Ponte Rio Negro
De acordo com a nota divulgada pelo Governo do Amazonas, a Ponte Rio Negro não apresenta riscos estruturais e a área afetada pela erosão passará por um processo de recomposição.
Além disso, a gestão estadual garantiu que técnicos já estão monitorando a situação e que medidas preventivas estão sendo adotadas.
A Ponte Rio Negro é uma das principais ligações rodoviárias entre Manaus e os municípios da Região Metropolitana. Qualquer alteração na sua estrutura impacta diretamente milhares de pessoas que dependem da travessia todos os dias.
O MPAM aguarda a manifestação oficial do Governo e os documentos solicitados para avançar na investigação. Dependendo da análise das informações, o Ministério Público poderá adotar medidas legais para garantir a integridade da ponte e a segurança da população
The post Suposto de risco de desabamento da Ponte Rio Negro é investigado após denúncias de erosão appeared first on Portal Norte.