
O Governo Federal confirmou nesta segunda-feira (28) a realização da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025), com 3.352 vagas distribuídas entre 35 órgãos públicos.
Desse total, 2.180 vagas serão para convocação imediata e 1.172 para cadastro reserva. A maior parte das oportunidades é para nível superior (2.844 vagas), mas também há 508 vagas para nível médio.
As provas do “Enem dos Concursos” ocorrerão em duas etapas. A prova objetiva será aplicada em 5 de outubro de 2025 e a prova discursiva, para aprovados na primeira fase, em 7 de dezembro.
As inscrições estão previstas para julho, com a publicação do edital no início do mesmo mês. As provas acontecerão em 228 cidades de todo o país, como na primeira edição. A divulgação dos resultados está programada para fevereiro de 2026.

Novos detalhes do Concurso Nacional Unificado 2025
Uma novidade deste ano será a divisão das vagas em nove blocos temáticos, além da substituição da bolinha de identificação nas provas por um código de barras. O governo deve definir a banca organizadora até junho.
A maioria das vagas é para Brasília, mas haverá oportunidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Pernambuco.
Além disso, o objetivo do novo CNU é ampliar o acesso da população aos cargos públicos, democratizando as seleções.
Na primeira edição, em 2024, o concurso registrou mais de 2,1 milhões de inscritos para disputar 6.640 vagas, consolidando-se como o maior certame da história do Brasil. Por fim, este ano promete ser ainda maior.
The post Concurso Nacional Unificado 2025 terá 3.352 vagas em 35 órgãos federais; veja cronograma appeared first on Portal Norte.