
Um estudante de Educação Física acabou preso nesta terça-feira (29) por atuar como falso médico em unidades de saúde públicas e privadas de Manaus.
Identificado como Gabriel Ketzer da Silva, ele atendia principalmente crianças em situação de vulnerabilidade, usando crachás falsificados, uniformes de plantão, carimbos com nomes de médicos reais e até um distintivo militar.
A prisão ocorreu durante a Operação Hipócrates, deflagrada pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após denúncia anônima. Localizaram Gabriel na casa de um amigo no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da capital.
Ver essa foto no Instagram
Falso médico em Manaus
De acordo com a Polícia Civil, ele se apresentava como pediatra e ortopedista, atuava em clínicas, ações voluntárias e até hospital universitário, onde cooptava pacientes e oferecia “consultas especializadas”, mesmo sem qualquer formação médica.
Durante as buscas, policiais apreenderam documentos falsos, uma arma de brinquedo e materiais usados para forjar atendimentos médicos.
O prontuário de uma criança atendida por ele foi decisivo para a Justiça autorizar a prisão preventiva.

Segunda fraude
O delegado Cícero Túlio confirmou que essa não é a primeira vez que Gabriel se passa por profissional. Em 2020, ele já havia sido preso por se fingir de tenente do Exército.
Agora, Gabriel vai responder por uma série de crimes: exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, uso de identidade falsa, emissão de atestados falsos, charlatanismo e estelionato contra vulneráveis.
A polícia investiga se outros profissionais facilitaram a atuação de Gabriel e pede que novas vítimas denunciem. Por fim, a Secretaria de Saúde do Amazonas ainda não se manifestou.
The post Falso médico é preso em Manaus por enganar famílias e atender crianças sem formação appeared first on Portal Norte.