MDS anuncia vencedores do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica

O Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica aconteceu nesta terça-feira (29). Foto: André Oliveira / MDS

Iniciativas voltadas para famílias inscritas no Cadastro Único receberam prêmios nesta terça-feira (29). Trata-se do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Houve uma solenidade no Brasília Palace Hotel para anunciar os vencedores. O Prêmio contempla iniciativas que promovem oportunidades de geração de renda, qualificação profissional e empreendedorismo para famílias inscritas no CadÚnico.

Essa premiação faz parte do Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Dessa forma, a iniciativa tem como objetivo ajudar pessoas do Cadastro Único a aumentarem sua renda, valorizando o trabalho e incentivando o empreendedorismo.

Até agora, o programa já ofereceu R$ 726,41 milhões, beneficiando, assim, aproximadamente 87 mil pessoas.

Categorias do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica

A premiação teve três categorias principais: Inserção no Mercado de Trabalho, Empreendedorismo e Fomento e Combate à Desigualdade.

Além disso, o prêmio também fez menções honrosas a organizações da sociedade civil que participam do Programa Acredita. Essas instituições realizam ações importantes para promover inclusão produtiva.

O evento contou com a presença de autoridades públicas, bem como representantes de empresas, empreendedores e líderes sociais também participaram. Juntos, celebraram os avanços no combate às desigualdades no Brasil.

Categoria Inserção no Mercado de Trabalho

Na categoria Inserção no Mercado de Trabalho, houve reconhecimento para cinco empresas, cinco estados e quinze municípios. Todos se destacaram por criar vagas de emprego e oferecer cursos de qualificação profissional para pessoas do CadÚnico. Assim, entre os critérios avaliados estavam a quantidade de vagas criadas, a taxa de contratação e a qualidade das ações de capacitação.

Categoria Empreendedorismo e Fomento

Na categoria Empreendedorismo e Fomento, o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica destacou histórias de micro e pequenos empreendedores que conseguiram crescer mesmo enfrentando dificuldades sociais. Também foram homenageadas instituições financeiras que criaram linhas de crédito e apoio para negócios voltados à inclusão.

Categoria Combate à Desigualdade do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica

Já a categoria Combate à Desigualdade premiou estados e capitais com os melhores resultados no Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho (IBEM Trabalho). Foram levados em conta dados como aumento da formalização, crescimento da renda média e garantia de direitos trabalhistas.

The post MDS anuncia vencedores do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.