Um grupo de indígenas da etnia Turiwara ocupa a sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no bairro do Marco, em Belém desde segunda-feira (28), protestando pela suspensão de licenças ambientais concedidas pelo órgão para empresas operarem nas terras indígenas da etnia.
“O estudo de componente indígena que não foi feito, o estudo de impacto ambiental, essas coisas que a empresa tem que fazer antes de entrar no território indígena e não foi feito. É isso que está sendo reivindicado aqui no prédio da Semas”, afirma Paulo Turiwara, líder do grupo.
Reuniões com representantes da Semas e com a empresa responsável pelas operações já teriam sido realizadas, porém nenhuma decisão teria sido tomada.
A Semas divulgou a seguinte nota:
“A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), juntamente com a Secretaria de Povos Indígenas (SEPI), informa que segue à disposição como mediadora do diálogo entre representantes e lideranças indígenas, representantes da mineradora Artemyn, e a Defensoria Pública da União.”
The post BELÉM – Indígenas denunciam invasão e ocupam sede da Semas; vídeo appeared first on Ver-o-Fato.